Gestão e Responsabilidade socioambiental

Cuidados com o Planeta Terra: saiba o que você pode fazer para conservá-lo

Publicado em: 17 de julho de 2022

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Paes.digital

As florestas são fundamentais para a manutenção da biodiversidade do Planeta Terra. Elas desempenham funções sociais e econômicas essenciais para vivermos com qualidade. Neste blog, vamos trazer algumas dicas de como conservá-las. Continue a leitura para conferir.

Proteger as florestas significa conservar a biodiversidade e, consequentemente, a nossa existência e qualidade de vida.

São as florestas que cobrem 30,6% da superfície na terra, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Elas fornecem matérias-primas essenciais, como água e alimentos.

São consideradas extensas “farmácias naturais”, e também capturam o carbono, regulam o clima e ajudam a combater as mudanças climáticas.

No Brasil, estão localizadas 12% das florestas do mundo, totalizando 497 milhões de hectares – destes, 97% são florestas nativas. Os dados são do Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais de 2020 da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO).

Em 2019, existiam 60.082 espécies de árvores no mundo, sendo que o Brasil é o país com a maior diversidade, com mais de 9 mil espécies, segundo a base de dados GlobalTreeSearch.

Para incentivar a preservação das florestas, foi criado o “Dia de Proteção às Florestas”, comemorado em 17 de julho, uma data importante para a reflexão e conscientização sobre a necessidade de preservá-las.

Esta data é muito importante, uma vez que os números do desmatamento na Amazônia têm aumentado, tornando-se alarmantes. Em junho de 2020, conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, a derrubada de florestas cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2019.

Outro ponto alarmante é sobre o Dia da Sobrecarga da Terra. Cada vez mais cedo estamos vivendo em crédito ambiental, que em 2022 está previsto para 28 de julho.

A pergunta é: o que podemos fazer para mudar isso?

 

Como preservar as florestas

Mudar este cenário não é uma tarefa fácil, mas é possível, seja adotando pequenas ações no dia a dia, denunciando irregularidades ou cobrando medidas severas para quem desrespeita as leis ambientais.

Veja a seguir alguns hábitos de consumo consciente que você pode aderir.

 

Compre produtos com certificação

Antes de comprar, reflita sobre a necessidade da compra. Se for de fato necessário, procure pela origem do produto.

Pesquise se a sua fonte é legal e sustentável e dê preferência para a compra de itens produzidos de forma sustentável.

Reduza seu consumo de carne bovina

Reduzir o consumo de carne bovina pode contribuir muito para diminuir os impactos associados à sua produção, como o desmatamento de áreas para a criação de novos pastos, por exemplo.

Uma alternativa para substituir a carne bovina são as carnes brancas como frango e peixe ou mesmo fontes de proteína vegetal.

Não compre produtos que ameaçam a vida animal

Antes de comprar um produto de origem animal ou que use partes dele, como ossos, peles e penas, exija informações sobre sua origem e sobre a legalidade da venda.

Quando estiver com dúvida em relação à confiabilidade da informação ou se perceber que há alguma atividade suspeita, você pode denunciar para o ICMBio ou Ibama.

 

O nosso jeito de contribuir

Em 2009, aqui na Mercur, começamos a monitorar as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) gerados nas nossas operações e dos nossos parceiros.

Para diminuir nossos índices, começamos a utilizar métodos alternativos ao rodoviário, como a cabotagem (por via marítima), para transportar produtos e matérias-primas.

Além disso, iniciamos o plantio de árvores nativas, a fim de compensar os impactos negativos que não conseguimos evitar. Para cada tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), são plantadas 6,3 árvores, tornando a Mercur uma empresa Carbono Neutro.

Também estamos trabalhando para reduzir e eliminar o plástico nas nossas embalagens e produtos. Em cinco anos, deixamos de utilizar 216 toneladas de plástico.

Outro projeto importante para o Planeta Terra é o Borracha Nativa. A iniciativa viabilizada por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, comunidades indígenas e ribeirinhas, garante a compra de borracha natural extraída de seringais nativos da região amazônica para a fabricação de diversos produtos.

Dessa forma, a Mercur vem contribuindo com a manutenção do modo de vida dos seringueiros e com a conservação de um mosaico de áreas protegidas no médio Xingu, município de Altamira (PA), com área de 8 milhões de hectares.

A nacionalização da produção da linha de apoio da empresa, que teve início em 2020 com o lançamento da nova Muleta Canadense Fixa, também faz parte deste movimento. Ela busca reduzir os impactos ambientais ocasionados pela importação de produtos, priorizar matérias-primas sustentáveis e locais, além de reduzir o uso dos insumos esgotáveis. O novo modelo da Muleta, por exemplo, utiliza 24% menos alumínio.

Recentemente, lançamos a Bolsa Térmica Natural, o primeiro produto 100% renovável da Mercur.

Ela é feita com caroços do açaí da Palmeira-Juçara e revestida com uma macia camada de algodão orgânico. Produzidos por agricultores agroecológicos, esses insumos representam mais uma fonte de renda para centenas de famílias que auxiliam na preservação dos biomas em que estão inseridos.

 

Venha junto com a gente nesse caminho para a preservação do nosso Planeta! 🌍🌳

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter