Educação e Tecnologia assistiva

Dia da Educação: abraçar as diferenças para ampliar a inclusão nos ambientes escolares

Publicado em: 28 de abril de 2022

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Produtos desenvolvidos pela Mercur auxiliam crianças, adolescentes e adultos a segurar objetos que contribuem no processo educativo.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) visa assegurar que as pessoas tenham acesso à educação inclusiva, a fim de garantir um desenvolvimento equitativo e sustentável. O último censo do IBGE (2010) mostra que 12,5 milhões de brasileiros são pessoas com deficiência. A ONU afirma que as pessoas com deficiência têm menor probabilidade de frequentar a escola e concluir a Educação Fundamental. O direito à educação inclusiva, acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva são os caminhos para que mais e mais pessoas possam viver e sonhar com um mundo melhor para todos.

No Dia da Educação, 28 de abril, é importante refletir sobre a importância da educação inclusiva no dia a dia na construção de valores humanos fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo, inclusive em sua relação com o meio ambiente. A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, entende que o processo educativo é contínuo, reflexivo e vai além dos espaços escolares. Acredita que toda escolha tem impacto no mundo, por isso, instiga, de forma lúdica, a refletir sobre temáticas, como por exemplo “aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm” ou “quantas tentativas tem um acerto?”. 

Em 2021, a Mercur desenvolveu uma campanha de Tecnologia Assistiva Mercur – Autonomia para ser quem você é”, com objetivo de dar visibilidade e acesso aos 21 recursos que a empresa cocriou com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seus familiares, profissionais de diferentes áreas e estudantes de design. Também foram lançados os kits Profissionais que estão disponíveis em três versões: Educação, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Conheça mais sobre esta linha assistindo ao vídeo:

 

Para a área de educação, os recursos de tecnologia assistiva podem ser engrossadores, borrachões de apagar, colas, entre outros, e estão disponíveis em www.loja.mercur.com.br.

Além disso, o design inclusivo sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente integral. No contexto escolar, essa característica ganha ainda mais importância ao trazer benefícios socioemocionais, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos. 

Essa prática  de se colocar em diálogo, aliada ao design inclusivo, possibilita outro significado ao processo de aprendizado para a vida e para a construção de um mundo possível para todos.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter