Saúde

Entenda a diferença entre artrite reumatoide e artrose

Publicado em: 16 de agosto de 2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Arquipélago

Veja quais são os principais sintomas, semelhanças e o tratamento para as duas doenças

Neste texto, você vai ler sobre:

  • Diferença entre artrite reumatoide e artrose;
  • Sintomas da artrite reumatoide;
  • Sintomas da artrose;
  • Como tratar as doenças;
  • Como a termoterapia pode ajudar;
  • Dicas do médico especialista para artrite reumatoide e artrose.

 Doenças como artrite reumatoide e artrose não são uma realidade distante para muitos brasileiros. Um levantamento apresentado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia aponta que as doenças reumáticas atingem mais de 15 milhões de brasileiros.

São pelo menos 100 diferentes tipos de doenças reumáticas. Entre elas, está a artrite reumatoide, que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no país.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, crônica e autoimune.

Já a artrose, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, atinge cerca de 80% da população mundial acima dos 65 anos. No Brasil, cerca de 7% da população do país é atingida pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Qual a principal diferença entre a artrite reumatoide e a artrose?

De acordo com o médico reumatologista Nathan Marostica Catolino, a principal diferença entre artrite reumatoide e artrose está na natureza de cada uma delas.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune inflamatória. Nesses casos, o próprio sistema imunológico da pessoa ataca as articulações, gerando a inflamação.

Já a artrose, tecnicamente chamada de osteoartrite, é uma doença que causa o desgaste progressivo das articulações, desde a cartilagem até os ossos, ligamentos e o líquido sinovial.

“Enquanto a artrite reumatoide tende a afetar simetricamente as articulações (em ambos os lados do corpo) e prevalece em articulações pequenas e médias, como as mãos e os pés, a artrose geralmente se desenvolve em articulações com maior uso, como mãos, quadris e joelhos”, afirma.

Quais são os sintomas da artrite reumatoide?

Em pessoas com artrite reumatoide, a rigidez é mais intensa pela manhã, dificultando atividades simples como escovar os dentes, pentear o cabelo ou preparar um café.

Segundo o médico reumatologista, esses sintomas tendem a melhorar ao longo do dia, facilitando o movimento.

Quais são os sintomas da artrose?

De acordo com Catolino, em casos de artrose, a dor é menor ao iniciar o dia, mas aumenta com o uso contínuo das articulações, o que torna as atividades do dia a dia difíceis de serem concluídas.

“Enquanto a artrite tende a piorar com o repouso e melhorar com o movimento, a artrose tende a piorar com o movimento e melhorar com o repouso da articulação” , explica.

Como tratar a artrite reumatoide e a artrose?

A fisioterapia é um fator fundamental para o tratamento das duas doenças, além de analgesia e a prática de exercícios físicos para melhorar a mobilidade e reduzir a dor.

Segundo o médico reumatologista Nathan Marostica Catolino, os tratamentos podem variar de acordo com a natureza de cada doença.

“Na artrite reumatoide, que é autoimune e inflamatória, são necessários medicamentos imunossupressores para controlar a inflamação. Já na artrose, o foco é tratar o desgaste das articulações com analgésicos, em casos mais graves, considerar a cirurgia. O tratamento é sempre voltado para aliviar a dor, preservar a função articular e retardar a progressão das doenças”, explica.

Como a termoterapia pode ajudar na artrite reumatoide?

O uso da termoterapia, usando frio ou calor, pode ajudar a aliviar sintomas da artrite reumatoide.

No caso do calor, ajuda a relaxar os músculos, aumentar a circulação e reduzir a rigidez articular. Já o uso do frio é adequado para reduzir o inchaço e a dor.

O médico reumatologista relata que recomenda aos seus pacientes usarem compressas mornas antes de atividades ou ao acordar, quando a rigidez é mais intensa.

“O uso de frio, por outro lado, deve ser feito com cautela, pois pode aumentar a rigidez em alguns casos. Um cuidado importante é evitar temperaturas extremas para prevenir queimaduras ou lesões por frio e não manter as bolsas térmicas em contato com a pele por mais de 15 a 20 minutos de cada vez “, explica.

Dicas para quem tem artrite reumatoide ou artrose

Perguntamos ao médico reumatologista Nathan Marostica Catolino algumas dicas para pessoas que lidam diariamente com a artrite reumatoide ou artrose.

De acordo com o especialista, para quem possui qualquer uma das duas condições é fundamental ter uma rotina de exercícios resistidos, como musculação ou pilates, pois são atividades que fortalecem os músculos ao redor das articulações, melhorando a mobilidade e a estabilidade.

“Outro ponto relevante é ter uma alimentação adequada, especialmente para evitar o sobrepeso, que pode aumentar a pressão nas articulações e piorar os sintomas, mas também para manter a saúde geral, evitando comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes, que podem intensificar os sintomas. Além disso, o acompanhamento médico regular, o uso adequado das medicações e a adaptação do ambiente são essenciais para viver de maneira mais confortável e saudável”, conclui.

Conheça nossos produtos de termoterapia em nossa loja online.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter