Gestão responsável e Saúde

Bolsa de água quente: aliada perfeita para um inverno confortável

Publicado em: 3 de junho de 2024

Tempo estimado de leitura: 17 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

As bolsas térmicas representam praticidade tanto de aquecimento quanto de uso. Saiba como elas são produzidas de forma sustentável

O uso de compressas quentes é uma prática comum e simples de ser feita, especialmente nos dias mais frios, nos quais é necessário manter o corpo aquecido. Mas além do aquecimento corporal, a aplicação de calor por um tempo determinado possui uma função terapêutica capaz de oferecer vários benefícios à saúde.

Para isso, existem as bolsas térmicas, popularmente chamadas de bolsas de água quente. Grandes aliadas para terapia com calor, agem diretamente no tratamento de dores musculares, alívio de cólicas e relaxamento.

Ideal para quem busca tratamento de dores de modo não invasivo, as bolsas térmicas representam praticidade tanto de aquecimento quanto de uso.

A fisioterapeuta da Mercur, Caroline Wagner, explica que “a aplicação terapêutica de calor auxilia no alívio da dor e promove relaxamento e bem-estar, sendo uma forma de tratamento não invasivo e não farmacológico”.  A fisioterapeuta acrescenta que uma bolsa térmica “alia o aquecimento corporal aos efeitos terapêuticos da aplicação da termoterapia aos tecidos”.

Visando a disponibilizar um produto para termoterapia que cause o menor impacto socioambiental possível, a Mercur desenvolveu a Bolsa Térmica Natural, um recurso que cuida das pessoas e do meio ambiente. Produzido com caroços do açaí da palmeira juçara e algodão orgânico, o produto foi cocriado para atender às necessidades das pessoas, com a ajuda de profissionais da saúde, design e usuários de termoterapia.

 

Autocuidado e protagonismo da saúde

A Bolsa Térmica Natural é um produto para promover e incentivar o autocuidado e o protagonismo da saúde. Assim como outros recursos para terapia de calor, é um tratamento não invasivo indicado para alívio de dores e aquecimento corporal. Auxilia no tratamento de dores e lesões musculares e articulares, processos inflamatórios, no alívio de estresse muscular e cólicas. Porém, segundo o fisioterapeuta Régis Severo, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur, este novo produto carrega consigo uma mensagem mais complexa.

“Normalmente utilizamos um recurso como este quando estamos com dor ou algum outro problema de saúde. Temos um comportamento cultural reativo de primeiro legitimar um problema de saúde e depois buscar a solução. Um torcicolo, uma dor na coluna, uma crise de dor lombar – que são situações em que as pessoas usam calor terapêutico – não acontecem de uma hora para a outra. Dores crônicas, de sobrecarga, de tensão, de comprometimentos musculares, não são desenvolvidas de um hora para a outra. Quase sempre é o acúmulo de vários momentos de tensão, de estresse, de má postura que a cada dia vão aumentando, até que o corpo pede socorro”, convida à reflexão.

Segundo ele, em um estado avançado, o tratamento para todas essas questões é mais demorado pelo simples fato de não existir a cultura da prevenção e do cuidado. Por isso a ideia da Bolsa Térmica Natural é que pela praticidade de uso, já que pode ser aquecida em minutos no forno elétrico ou micro-ondas, ela sirva para incentivar um hábito de cuidado.

Segundo a Gestora de Projetos da Mercur, Liciani Lindemayer, dentre as diversas opções de bolsas térmicas, optar pelo produto natural significa contribuir com a preservação ambiental.

“A bolsa térmica natural é uma boa alternativa para quem deseja se aquecer e realizar tratamento com calor, ainda gerando impactos positivos no planeta e incentivando pequenas comunidades de produtores locais. É através dessas escolhas de consumo que tornamos o mundo bom pra todo o mundo.”

Como é produzida a Bolsa Térmica Natural?

A produção da Bolsa Térmica Natural da Mercur é feita com cuidado em toda a cadeia produtiva, uma vez que as matérias-primas são naturais, cultivadas através de manejo agroecológico e incentivando a geração de renda local. Lindemayer relata aspectos socioambientais considerados no projeto.

Um homem está sentado em um sofá, com os olhos fechados e expressão relaxada. Nos ombros ele utiliza a Bolsa Térmica Natural Cervical.

A Bolsa Térmica Natural é uma alternativa perfeita para o auto-cuidado. #PraCegoVer #PraTodosVerem Um homem está sentado em um sofá, com os olhos fechados e expressão relaxada. Nos ombros ele utiliza a Bolsa Térmica Natural Cervical.

“O caroço do açaí juçara e o algodão orgânico não se utilizam de agrotóxicos nas suas produções, mantendo a integridade, biodiversidade e qualidade do solo e saúde dos trabalhadores.

O caroço da palmeira Juçara foi escolhido após um contato com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

“No campus de Santo Antônio da Patrulha vinha sendo realizada uma pesquisa sobre plantas nativas e eles dispunham de muitos caroços para testes. A FURG também nos aproximou de produtores locais de açaí juçara e nos conectou com esta rede de produtores”, conta Lindemeyer.

Ela explica que na época a Mercur também tomou conhecimento – por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) – de que 200 mil toneladas de açaí juçara foram coletadas em 2016. O surpreendente foi descobrir que o fruto é composto de 20% polpa, o restante é o caroço, até então descartado após o despolpe.

Já a escolha do algodão orgânico foi feita após o grupo de trabalho envolvido buscar estudos e contatos para compreender qual seria o tecido de menor impacto socioambiental.

“Escolher um tecido de reuso ou reciclado aumentaria o ciclo de vida dele, mas continuaria incentivando a produção de algodão convencional. E depois de conhecer a produção do algodão convencional, que contamina o solo, água, ar, além de causar alto índice de suicídio de produtores, tivemos a certeza de que precisávamos incentivar a cadeia do algodão orgânico como forma de preservação da vida, do ecossistema e da saúde humana”, explica.

Bolsa de água quente é aliada no alívio da cólica de bebês

Nas primeiras semanas de vida até o terceiro mês, é comum que os bebês tenham as famosas cólicas que são facilmente percebidas por choro intenso e irritabilidade.

A cólica do bebê é um desconforto comum que faz parte do desenvolvimento do corpo, que ainda está fortalecendo a flora intestinal e o aparelho digestivo, causando contrações da musculatura abdominal.

O uso da Bolsa Térmica Natural é um dos métodos não invasivos e naturais recomendado por pediatras, pois o calor estimula o relaxamento da musculatura abdominal, que está contraída por causa da dor. Essa técnica ajuda a amenizar a dor e oferece conforto.

Basta aquecer a bolsa térmica na temperatura adequada e pressioná-la suavemente sobre o abdômen do bebê para o alívio dos sintomas.

Saiba mais sobre a Bolsa Térmica Natural e outros produtos de termoterapia na loja online da Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter