Saúde

Esportes de praia: saiba quais acessórios são aliados do corpo

Publicado em: 11 de janeiro de 2023

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Cuidados simples podem ajudar na prevenção de desconforto muscular e possíveis lesões.

Sol, praia e calor: os meses de verão são um convite para a prática de esportes ao ar livre e, apesar da beira da praia ser um ambiente de alto estímulo para se exercitar, a maioria dos esportes comuns ao litoral podem ser praticados indoor, ou seja, em quadras que reproduzem o ambiente praiano. Por isso, cada vez mais pessoas se sentem encorajadas a experimentar modalidades amadoras, mas, para isso, é preciso ir além da força de vontade e ter alguns cuidados para aproveitar o melhor do beach tennis, do futevôlei, frescobol, vôlei de praia, futebol de areia e o que mais o verão permitir.

Os exercícios na areia são positivos por diversos fatores, porém, é recomendado fazer avaliação com um profissional de educação física ou de fisioterapia antes de começar. A prática em solo desnivelado costuma ser mais intensa do que a versão executada em uma superfície plana, como acontece com as caminhadas ou corridas, por exemplo. Um trecho de mesma distância percorrido na areia irá demandar mais força muscular do que no asfalto.

“A ativação do nosso sistema neuromuscular em superfícies instáveis como a areia é maximizada. Além disso, percebemos uma melhora natural do equilíbrio, coordenação e propriocepção (termo utilizado para nomear a capacidade do ser humano em reconhecer a localização espacial do corpo, posição e orientação) quando nosso corpo é estimulado a vencer esse desequilíbrio (mesmo que pequeno para a maioria das pessoas), diferentemente do que ocorre em solo plano, já que estamos habituados a andar sobre ele”, explica a educadora física Caroline Pérez.

A educadora física alerta para atenção à proteção solar, se o exercício for realizado em espaços abertos. As altas temperaturas resultam em mais transpiração e desgaste do corpo, sendo indispensável a hidratação. O uso de roupas térmicas, que permitam a evaporação do suor rapidamente e que sejam confortáveis, é um fator que irá facilitar a prática, além de óculos de sol, boné ou viseira.

Fazer aquecimento antes da prática esportiva é de extrema importância para um melhor desempenho e na prevenção de lesões ou desconfortos, indica a especialista. O alongamento ao fim de cada exercício é fundamental para auxiliar na prevenção de lesões osteomusculares e o uso de alguns equipamentos também podem ser aliados da proteção, evitando ou auxiliando na recuperação de lesões.

Confira equipamentos que colaboram com a prática de exercício no verão:

Lembre-se: toda e qualquer prática desportiva deve ser orientada por um profissional de educação física devidamente habilitado e capacitado.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter