Infância e tecnologia: impacto do uso de smartphones por crianças
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Pedagoga explica sobre a mudança na forma das crianças brincarem e o equilíbrio do uso de tecnologias, como smartphones e computadores.
Neste texto você vai encontrar:
– Dúvidas sobre uso de tecnologia e crianças.
– Especialista indica se criança pode ou não usar celular.
– Ideias para driblar uso de smartphones por crianças.
Uma dúvida comum entre pais e educadores é sobre o uso de tecnologias por crianças. Encontrar o equilíbrio entre as brincadeiras nos smartphones e computadores com outras, como atividades manuais, são importantes e colaboram com o desenvolvimento das crianças. Sabemos que, hoje em dia, com a grande gama de aparelhos e tecnologias, as formas de brincar das crianças mudaram.
A boa notícia é que é possível, sim, equilibrar o uso de tecnologias na infância. A pedagoga Márcia Murillo confirma que o uso de aparelhos eletrônicos é indicado para algumas idades – sempre com cuidados e atenção.
Criança pode usar celular?
“Sempre pode. Assim como pode usar a televisão, computadores, bicicleta ou bola. A questão é sempre o juízo de valor que fazemos sobre as coisas”, pontua a pedagoga Márcia.
Segundo ela, entender o porquê do aparelho e para o que ele serve são importantes para o desenvolvimento e compreensão infantil; no entanto, pode ser interessante contar para a criança como esses itens surgiram e qual o seu fim.
“Tudo, na justa medida, não ocupará espaço de ‘problema’ na vida da criança”, salienta.
Construir combinados de boa convivência com o celular na rotina, é uma boa alternativa para crianças. Também é importante considerar o tipo de atividade que será realizada no celular.
Como driblar o uso de celulares, tablets e afins?
Como as crianças já estão imersas nesse mundo dos smartphones, serão mais resistentes a saírem dele. Por isso, primeiro, os adultos devem considerar se está havendo um “exagero de telas” e o que isso pode estar causando nas crianças.
Caso haja exagero, a dica é investir nas brincadeiras ao ar livre, ou mesmo nas atividades que a família identifica que sejam de interesse da criança.
Confira atividades para realizar com as crianças e evitar o celular, segundo a especialista:
– Movimentar um corpo que habitualmente está parado atrás das telas.
– Caminhadas por lugares diferentes.
– Coletar elementos da natureza e criar uma coleção da família.
– Apreciar e admirar paisagens.
– Incentivar que as palavras/narrativas da criança possam ser transformadas, para isso, você pode chamar amigos.
– Ampliar e diversificar as experiências, os sentidos e as amizades.
– Visitar lugares na cidade ainda não visitados.
– Construir programas/roteiros semanais com a criança, desenhando um cartaz que possa ser visualizado por ela.
– Realizar atividades manuais com materiais escolares, como a cola.
É importante lembrar que, na primeira infância, os dispositivos tecnológicos são meios bem interessantes de agregar aprendizagem à criança, mas nunca substituem as experiências concretas com as pessoas e as situações do seu entorno — estas, sim, são primordiais para a formação na infância.
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