Saúde

Muito tempo sentado? Veja como prevenir as dores na coluna

Publicado em: 8 de junho de 2022

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Paes.digital

Quem passa muitas horas sentado, costuma sentir algum desconforto nas costas. Afinal, ficar com o corpo imóvel por muito tempo pode prejudicar o condicionamento físico e a produtividade. Para saber como prevenir-se desse mal-estar, continue a leitura.

Ficar sentado por muitas horas, dependendo da situação, pode gerar lesões, fadiga, obesidade, dores e até problemas circulatórios.

Isso acontece porque, quando ficamos muito tempo sentados, mantemos a mesma postura e, assim, sobrecarregamos os discos intervertebrais da coluna.

“Na posição sentada algumas estruturas podem receber maior sobrecarga, em especial as da coluna lombar e os tecidos dos membros inferiores, causando dores e desconfortos, prejudicando a circulação sanguínea, entre outros fatores”, explica a colaboradora e fisioterapeuta da Mercur, Caroline Wagner.

Se você também não é muito adepto de atividades físicas, permanecer por muitas horas na mesma posição pode ser ainda pior: o sedentarismo prejudica a musculatura que estabiliza a coluna, principalmente a dos músculos do abdômen e da lombar, que fica relaxada e enfraquecida – pressionando excessivamente a coluna e causando dor.

Mas a dor não é o único problema, como citamos no início do texto.

Quando estamos sentados, acabamos gastando menos energia. Isso facilita o acúmulo de peso e a ocorrência de doenças relacionadas a ele, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

“A boa notícia é que algumas simples mudanças de hábitos e cuidados adotados no nosso dia-a-dia podem ajudar a prevenir ou mesmo amenizar esses desconfortos”, completa a profissional.

Para lhe ajudar a prevenir estes problemas, reunimos algumas dicas. Veja a seguir.

 

Opte por um assento confortável

Contar com móveis de qualidade e confortáveis é um ótimo investimento. Eles ajudam a cuidar da saúde e, se você trabalha em frente ao computador, ajudam a aumentar a produtividade.

Isso porque, quando a cadeira é desenvolvida para preservar a postura correta do usuário, ela evita grande parte dos problemas que já citamos. Além de eliminar a dor nas costas, ela proporciona a estrutura necessária para trabalhar sem desconfortos.

Você pode conferir mais dicas como essa em um outro blog que fizemos sobre cuidados no home office.

 

Mantenha a postura correta

Não adianta ter bons móveis e não cuidar da postura. Ela deve ter a inclinação e altura certas do encosto e do assento.

Tente distribuir o peso do corpo de forma proporcional, o contrário desrespeita as curvaturas naturais da coluna. Assim, podem surgir não só problemas nas costas, mas dores em várias partes, do pescoço às pernas.

 

Levante-se regularmente

O recomendado é levantar-se após cada 30 minutos sentado. Você faz isso?

Essas pausas também são importantes. Então, quando se levantar da cadeira, fique, pelo menos, três minutos de pé.

 

Faça alongamentos

Não precisa ser nada muito elaborado. Faça alguns alongamentos simples. Estes exercícios são ótimos para melhorar a circulação sanguínea e aliviar a coluna, as articulações e os músculos.

Além disso, os alongamentos afastam a sensação de fadiga e esgotamento e ajudam a relaxar os músculos, diminuindo a tensão corporal.

Fazer exercícios físicos regulares também auxilia a fortalecer o organismo e prevenir problemas de saúde.

Com alguns hábitos diários e atenção você pode prevenir a dor nas costas, cuidar melhor dos seus músculos e livrar-se gradativamente desses incômodos.

 

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