Tecnologia assistiva

O que é Tecnologia Assistiva?

Publicado em: 9 de março de 2022

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Paes.digital

A Tecnologia Assistiva reúne dispositivos, técnicas e processos para prover assistência e reabilitação para melhorar a qualidade de vida de pessoas com ou mobilidade reduzida. Para entender melhor sobre este conceito, continue a leitura.

A sociedade está se desenvolvendo cada vez mais e a tecnologia vem sendo uma grande aliada neste sentido. Seja nas áreas sociais, empresariais ou até mesmo na saúde, ela facilita processos, encurta distâncias, acelera as comunicações e gera resultados rápidos.

Tem sido assim também, quando falamos em acessibilidade. Com o poder de romper barreiras ora intransponíveis, a Tecnologia Assistiva (TA) tornou-se uma grande aliada da inclusão e possibilita amplo acesso a produtos e serviços.

As TAs têm o objetivo de prover conforto, segurança e autonomia para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham uma vida melhor.

E é sobre elas que vamos falar ao longo deste texto.

O que é TA?

O termo ainda é novo para muita gente. Mas a Tecnologia Assistiva consiste na variedade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar a capacidade de desempenho de pessoas em suas Atividades de Vida Diária (AVDs), promovendo autonomia e real inclusão.

No Brasil, a Lei nº 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, traz o conceito de TA como:

“…produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”

Com os avanços da tecnologia, o conceito de TA tem caráter cada vez mais interdisciplinar. E hoje, é capaz de integrar profissionais das mais diversas áreas, como Design, Educação, Psicologia, Saúde e Tecnologia, entre outras.

Para promover essa integração, a Tecnologia Assistiva conta com próteses, rampas de acesso, adaptações imobiliárias, comunicação alternativa, cadeiras de rodas, muletas, andadores, entre tantos outros.

Junto a eles, há também os facilitadores de atividades diárias ou auxílios para vida diária e vida prática, como chamam outros autores. Eles podem ser recursos para mobilidade manual e elétrica, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens.

A importância de contar com um recurso de Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva pode mudar vidas através das soluções que apresenta, afinal elas proporcionam ou ampliam as capacidades funcionais de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A TA promove a inclusão e, consequentemente, uma vida mais independente, contribuindo nos tratamentos de recuperação, reabilitação e desenvolvimento. Além da saúde, a Tecnologia Assistiva também é muito importante na área da educação.

Seja em qual área for, a Tecnologia Assistiva dá acesso a práticas que podem parecer corriqueiras, mas que antes não podiam ser realizadas, trazendo independência e autonomia para a vida das pessoas.

Falamos sobre estas mudanças na vida das pessoas, em um outro texto no nosso blog. Você pode acessá-lo, clicando aqui.

Como a Mercur enxerga a Tecnologia Assistiva e como são produzidos os recursos

Desde que começamos a repensar nosso papel enquanto indústria, buscamos formas de entender as reais necessidades das pessoas.

Assim, passamos a disponibilizar conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos.

Dessa forma nasceu, em 2011, o Diversidade na Rua. Um projeto que, a partir de oficinas com a comunidade, profissionais de saúde, familiares e pessoas com deficiência, cocriou recursos de Tecnologia Assistiva.

Em 2019, o Diversidade na Rua deixou de ser um projeto e tornou-se uma prática organizacional cotidiana na Mercur.

O projeto possibilitou aprendizados e uma oportunidade de reformular práticas organizacionais, pois fez a empresa repensar a sua forma de criar produtos e de estar com as pessoas.

Desde então, as ideias vindas das oficinas de cocriação passam por um processo de legitimação.

A partir delas, vários protótipos são construídos e, com eles e as ideias, um produto final é escolhido para ser testado.

Aqui na Mercur, desenvolvemos produtos com as pessoas e não para elas.

Consideramos as pessoas como o centro de tudo. E por isso, pensamos em produtos que sejam realmente funcionais e facilitem o dia a dia.

Até agora, já foram produzidos mais de 20 recursos de Tecnologia Assistiva cocriados com nossas redes de relacionamento.

Dentre eles, uma Cinta Protetora de Gastrostomia, Fixador em Alça, Fixador em Tira, entre outros. Para saber como funcionam e como usá-los, clique aqui ou visite nosso Reels no Instagram; lá também explicamos tudo.

São recursos que promovem, facilitam ou resgatam a possibilidade de realizar atividades de vida diária como alimentar-se, escrever, segurar objetos, escovar os dentes e até maquiar-se.

E estes produtos já estão transformando a vida de muitas pessoas por aí. Contamos algumas histórias, neste outro blog.

Para conhecer todos estes recursos de Tecnologia Assistiva da Mercur, acesse a nossa loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter