Loja Virtual
  • Sobre a mercur
    • 100 anos
    • Livro Narrativas
    • Nossa História
    • Nossas Iniciativas
    • Nosso Propósito
    • Política de Privacidade
    • Projeto Borracha Nativa
    • Relatório de Demonstrações Contábeis
    • Relatório de Impactos
    • Relatório de Transparência Social
  • Blog
    • Gestão responsável
    • Educação
    • Saúde
    • Inclusão
    • Mercur na mídia
  • Atendimento
    • Assessoria de Imprensa
    • Central de ajuda
    • Encontre um representante
    • Fale conosco
    • Materiais para download
    • Portal do cliente
    • Seja fornecedor
    • Vagas
  • Nossos produtos
    • Educação
    • Saúde
    • Distribuição Exclusiva
    • Loja Virtual
Loja Virtual
Educação, Saúde e Inclusão
inovação Educação inclusiva

Como é o processo de aprovação de produtos de inclusão?

Publicado em: 5 de outubro de 2021

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Lab8284

Reunir características de diferentes protótipos, entender a visão de cada pessoa envolvida, transformar em um único produto, testar, ajustar.

Como é o processo de aprovação de produtos de inclusão?

Desenvolver não apenas para as pessoas e sim com as pessoas: desde a construção até os testes e validação dos recursos passam pela participação de profissionais, estudantes, usuários e familiares. #PraCegoVer #PraTodosVeremDois homens sorriem um para o outro, durante uma atividade em grupo. Ao fundo, diversos materiais escolares inclusivos coloridos estão sobre uma mesa.

Neste texto você vai encontrar:

  • Como funciona a aprovação de produtos de inclusão
  • Produtos pensados através da cocriação
  • Por que a legitimação do produto de inclusão é importante

 

O processo de legitimação dos recursos de Inclusão da Mercur passam por um longo processo, iniciado nas oficinas de cocriação.

Nelas, vários protótipos são construídos por profissionais da saúde, educadores, designers, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus familiares. A partir desses protótipos, juntando as ideias, um produto final é escolhido para ser testado.

Para a Terapeuta Ocupacional Cristina Fank, o processo é fundamental para chegar às pessoas com soluções que ofereçam efetividade.

“Durante as oficinas de cocriação, muitas pessoas pensam em protótipos diferentes. A gente olha para todos eles e tenta entender o que aprendeu de importante com um cada um. É um trabalho de juntar todas as ideias e transformar em um recurso final. Esse recurso, depois de validado pelo coletivo, vai ser testado por pessoas que precisam daquela solução”, explica a terapeuta.

Além de passar pelas pessoas que seriam as usuárias da solução, profissionais também testam os protótipos para entender a universalidade daquele recurso.

“Se é um fixador, por exemplo, a gente vai encontrar pessoas que têm necessidade de utilizar um fixador para poder realizar atividades. Os profissionais de saúde ou educação que atendem este usuário também participam, acompanhando e experimentando as funções dos facilitadores da vida diária. São avaliados desde aspectos materiais como: Fixa o suficiente? Aperta ou não a mão? Está confortável? Até a cor ideal, a percepção que a pessoa tem de realizar uma atividade com o produto”, avalia Cristina.

Quem são as pessoas envolvidas no processo de legitimação?

Uma rede ampla de profissionais, estudantes, professores, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e suas famílias são responsáveis pela legitimação dos recursos.

 

Em uma mesa de madeira, estão dispostos diversos recursos de tecnologia assistiva (como cintas, fixadores, engrossadores) e materiais escolares inclusivos (gizão de cera, cola, borrachas), em diferentes cores.

Uma rede ampla de profissionais, estudantes, professores, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e suas famílias são responsáveis pela legitimação dos recursos. #PraCegoVer #PraTodosVerem Em uma mesa de madeira, estão dispostos diversos recursos de tecnologia assistiva (como cintas, fixadores, engrossadores) e materiais escolares inclusivos (colas e borrachas), em diferentes cores.

 

O processo de legitimação, além de envolver diferentes pessoas, ocorre em vários momentos.

“Desde a cocriação do recurso, ele passa a ser legitimado por todos que possam ter contribuições. A gente busca colher o maior número possível de avaliações e percepções para tornar este protótipo o mais funcional possível até que ele se transforme realmente em um produto. A ideia é, com isso, que ele possa atender um número maior de pessoas”, finaliza a terapeuta.

Por que o processo de aprovação é importante?

Um exemplo é o da Terapeuta Ocupacional Mariana Saar de Almeida, que atende em uma clínica e já participou do processo de cocriação de diversos produtos, entre eles a Luva Flexora, que auxilia pessoas com dificuldades motoras a segurarem objetos importantes para a realização de suas atividades de vida diária.

“Muitos produtos de saúde são importados e, muitas vezes, são desenvolvidos para outros contextos, culturas e necessidades. Portanto, essa parceria com a Mercur traz benefícios incalculáveis, pois conseguimos juntos desenvolver soluções para a realidade dos nossos pacientes”, destaca.

No caso da luva, por exemplo, ela realizou com a empresa uma oficina para que seus pacientes pudessem testar os produtos.

“Com essa dinâmica, eles já puderam utilizar a luva e eu e outros profissionais observamos seu funcionamento, suas características, sua segurança, sua pega, seu tamanho e se ela realmente estava atendendo aos critérios que precisávamos. O resultado disso é  um produto muito mais eficiente”, afirma Mariana.

Encontre outros produtos de inclusão da Mercur em nossa loja online

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..
Comentário enviado.
Você receberá uma resposta em breve.

Leia também

Educação ambiental: aproveite as férias escolares para ensinar

Educação

sustentabilidade

Educação ambiental: aproveite as férias escolares para ensinar

O momento de descanso pode ser também de diversão e aprendizagem sobre meio ambiente

9 de julho de 2024
7 dicas de cuidados com materiais escolares

Educação

Corretivo
borracha de apagar
cola

7 dicas de cuidados com materiais escolares

Confira como ensinar as crianças a preservarem o material escolar

8 de junho de 2024
Ver todos os posts

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa
Newsletter

Cadastro realizado!

Seus dados foram enviados com sucesso. Agradecemos o interesse.

Erro...

Infelizmente não pudemos registrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.

  • Sobre a mercur
    • 100 anos
    • Livro Narrativas
    • Nossa História
    • Nossas Iniciativas
    • Nosso Propósito
    • Política de Privacidade
    • Projeto Borracha Nativa
    • Relatório de Demonstrações Contábeis
    • Relatório de Impactos
    • Relatório de Transparência Social
  • Blog
    • Gestão responsável
    • Educação
    • Saúde
    • Inclusão
    • Mercur na mídia
  • Atendimento
    • Assessoria de Imprensa
    • Central de ajuda
    • Encontre um representante
    • Fale conosco
    • Materiais para download
    • Portal do cliente
    • Seja fornecedor
    • Vagas
  • Nossos produtos
    • Educação
    • Saúde
    • Distribuição Exclusiva
    • Loja Virtual
Rua Cristóvão Colombo, 53, Centro,
Santa Cruz do Sul/RS
CEP: 96825-010
Av. Presidente Castelo Branco, 1260,
Distrito Industrial, Santa Cruz do Sul/RS
CEP: 96835-666
Horário de atendimento:
Segunda a quinta: 08:00 às 17:00
Sextas: 08:00 às 12:00
(51) 3719-9500 contato@mercur.com.br
bravo