Saúde

Quando usar panturrilheira: artigo é aliado na prática de esportes

Publicado em: 4 de outubro de 2023

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Segundo fisioterapeuta da Mercur, suporte previne lesões e também trata região das pernas

As panturrilheiras são dispositivos utilizados principalmente na prática esportiva e, no campo da fisioterapia, ajudam a proteger, dar suporte e tratar a região da panturrilha – que compreende a parte inferior da perna, entre o tornozelo e o joelho. Quando a pessoa sente desconforto nas pernas durante exercícios físicos, sejam leves, moderados ou intensos, as panturrilheiras podem ser excelentes aliadas. De maneira preventiva, são usadas para oferecer conforto e sensação de estabilidade.

“Essa região pode ser acometida por tendinopatias e fraturas por estresse, por se tratar de membros inferiores que normalmente recebem cargas e impactos excessivos, gerando um tipo de fratura muito comum em corredores amadores e maratonistas”, explica Lucas Lima de Lima, fisioterapeuta da Mercur.

O profissional também explica que a panturrilha pode ser acometida por lesões musculares dos diversos músculos que envolvem a perna, além de cãibras (contrações involuntárias dos músculos), normalmente gerados por exercícios físicos extenuantes.

 

LEIA MAIS: O que usar para correr na rua e não se machucar

 

Quais são os principais problemas na panturrilha:

  • Lesões musculares, como distensões e rupturas.
  • Cãibras
  • Síndrome compartimental, que envolve inchaço excessivo na panturrilha.
  • Fascite plantar, que pode afetar a parte inferior da panturrilha devido à conexão com o pé.

 

Quando usar a panturrilheira, segundo o fisioterapeuta:

  • Durante a prática de esportes de alto impacto.
  • Para prevenir lesões durante atividades que envolvam movimentos repetitivos ou corrida.
  • Após uma lesão na panturrilha, como uma distensão muscular, para fornecer suporte e auxiliar na recuperação.

 

Quais os tipos de panturrilheiras Mercur:

As panturrilheiras, por serem compostas de tecido Neoprene que fazem a compressão muscular e acúmulo da temperatura corporal, diminuem a atividade muscular excessiva, mantendo temperatura adequada também por conta do tecido Expand que promove a absorção rápida do suor. Confira os dois modelos de panturrilheiras da Mercur:

  1. Panturrilheira esporte
    Confeccionada em neoprene, o recurso retém o calor corporal ao mesmo tempo em que proporciona firmeza e compressão à região. Além de possuir modelagem anatômica, é ideal para casos de estiramentos e distensões na panturrilha.
  2. Panturrilheira de Termocompressão
    Utiliza a mescla de dois tecidos, neoprene e Expand. Proporciona firmeza e compressão, ideal para casos de estiramentos e distensões na panturrilha. É bilateral e pode ser usada tanto no lado direito quanto no esquerdo.

 

LEIA MAIS: Saiba quando e como usar uma Bota imobilizadora

 

Como evitar problemas na região da panturrilha:

  • Realizar aquecimento e alongamento antes do exercício.
  • Fortalecer os músculos da panturrilha com exercícios específicos.
  • Usar calçados adequados durante atividades físicas.
  • Evitar sobrecarga, como aumentar a intensidade dos treinos de forma progressiva.
  • Manter uma hidratação adequada para evitar cãibras.


Como tratar lesões na panturrilha?

Para lesões leves, o tratamento de lesões na panturrilha inclui repouso, aplicação de gelo, compressão e elevação. Já as lesões graves podem requerer fisioterapia, reabilitação e, em alguns casos, cirurgia. O uso de panturrilheiras de compressão pode auxiliar na recuperação, mas deve ser orientado por um profissional de saúde. O fisioterapeuta da Mercur Lucas destaca a  termoterapia para a recuperação muscular após exercícios físicos intensos:

“Trabalhos de mobilidade das articulações, flexibilidade e fortalecimento muscular também são muito importantes. Alguns recursos como bandagens, ataduras, meias compressivas e panturrilheiras ajudam na recuperação e na execução de algum tipo de atividade”.

Para os casos em que já ocorreu algum tipo de lesão, usar tecidos que ajudem na retenção da temperatura corporal e da compressão de tecidos musculares, tendíneos, articulares e ligamentares ajuda na diminuição da percepção da dor.

“Lembrando que as panturrilheiras vão ajudar no sintoma do problema e não na causa. Procure sempre profissionais, como fisioterapeutas e médicos, para orientação e resolução da sua patologia”, destaca Lucas.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter