Saúde

Uma aliada para prevenir lesões: saiba mais sobre a Tornozeleira Ajustável

Publicado em: 19 de abril de 2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Paes.digital

As lesões no tornozelo prejudicam o movimento natural do corpo, restringindo as nossas atividades diárias. Para mantê-la saudável, é preciso cuidar da região. É neste sentido que a Tornozeleira Ajustável pode contribuir.

Durante a prática de esportes e exercícios físicos, ou mesmo nas atividades rotineiras, as pessoas podem sentir dores e incômodos nos tornozelos. 

Esses desconfortos podem ser minimizados ou prevenidos com o uso de uma tornozeleira.

Ela é um excelente recurso para evitar que lesões se manifestem, ou reapareçam. 

A tornozeleira ajuda a manter o conforto e proteção para quem tem algum problema e possibilita uma melhor recuperação de quem está lesionado. 

No entanto, para funcionar de forma eficiente, a órtese precisa ficar bem ajustada aos tornozelos. E muitas vezes é difícil encontrar um modelo que cumpra essa função.

Nesses casos, uma Tornozeleira Ajustável, pode ser a opção ideal. O modelo fabricado pela Mercur se adapta aos diferentes formatos de pé e ainda é isolante térmico, melhorando a circulação sanguínea e potencializando a recuperação.

 

Quando a Tornozeleira Ajustável é indicada?

Para adquirir uma tornozeleira não é preciso receita médica, pois sua venda é livre. Mas para que seja utilizada da forma correta, é interessante contar com o suporte de um especialista, isso porque a indicação de uso varia para cada caso. 

“Esse é um recurso indicado tanto para prevenção como para tratamento de lesões no tornozelo e pé, como entorses, tendinites, etc”, explica a fisioterapeuta e colaboradora da Mercur, Caroline Wagner.

Para cada situação, pode ser recomendado um tipo de tornozeleira. Afinal, ela age tanto prevenindo lesões como de forma terapêutica, favorecendo a recuperação.

No caso da Tornozeleira Ajustável, é realizada a compressão necessária na região do tornozelo para o tratamento de torções (entorses), tendinites e outras condições de saúde que exijam a estabilização do membro.

O material utilizado para sua fabricação contribui para que o produto retenha o calor corporal e ofereça a compressão no nível certo.

Sendo assim, ela deve ser utilizada se houver necessidade de dar estabilidade para os tornozelos quando estão fracos ou machucados.

Como citamos no início do texto, a Tornozeleira Ajustável é capaz de se adaptar a diferentes formatos de pé e ainda age retendo o calor corporal 

Esses fatores ajudam a melhorar a circulação sanguínea e potencializar a recuperação. Por conta disso, também pode ser indicada por profissionais de saúde para o tratamento de artrite e artrose.

Como a Tornozeleira Ajustável ajuda na prevenção de lesões?

Por possuir uma modelagem adequada à biomecânica do tornozelo ela gera estabilização do local, contribuindo para conservar a saúde dos membros.

“A Tornozeleira Ajustável possibilita a estabilização personalizada da articulação, promovendo compressão na articulação e estabilização dos movimentos laterais excessivos, evitando também lesões recidivas quando no retorno à prática esportiva”, complementa Caroline.

E não é somente essa articulação que se beneficia com o recurso, porque a tornozeleira também previne torções no pé. Ou seja, ela oferece uma ampla proteção para toda essa região.

“Por ser ajustável através de fechos aderentes, permite que a tornozeleira se molde a diferentes anatomias, inclusive em caso de edemas, e que o usuário gradue a compressão conforme desejado. É bilateral e confeccionada em material que mantém a região aquecida e pode ser utilizada com e sem calçado”, finaliza. 

Quais são as contraindicações?

O produto não possui contraindicações de usuário, no entanto, é importante que faça compressão sem exagero. Quando a tornozeleira fica muito justa, ela pode gerar inchaços e interferir na circulação sanguínea, conforme explica a fisioterapeuta.

“As pessoas com alteração de sensibilidade devem ter cuidado redobrado ao verificar se o produto não está muito apertado.”

Outro ponto de atenção é sobre o uso sobre feridas ou lesões na pele, de acordo com Caroline, nesses casos o equipamento deve ser evitado. 

O tempo de utilização também irá variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. 

“Caso ocorram irritações na pele ou sinais de alergia aos componentes do produto o uso deve ser interrompido”, complementa a profissional. 

Por isso, é importante consultar um especialista para que ele possa indicar o modelo adequado, bem como a forma correta de uso.

A Tornozeleira Ajustável é mais um item desenvolvido por meio da cocriação. Após a prototipagem, o produto foi testado por usuários, como jogadores de basquete e pacientes indicados por profissionais de saúde.

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter