Você sabe como usar engrossadores, fixadores e pulseiras de peso?
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Como são muitas opções, a dúvida sempre surge: qual é o recurso que mais pode ajudar? Conheça as funções, usabilidade e combinações possíveis
Você já deve ter ouvido falar dos materiais escolares inclusivos, que podem ajudar na sala de aula, potencializando a capacidade dos estudantes e a autonomia nas atividades. Também já deve conhecer sobre como os recursos de Tecnologia Assistiva da Mercur podem ajudar quem tem dificuldade de preensão, por exemplo, que é aquele movimento de pinça com os dedos.
Se chegou a hora de experimentar os recursos e bateu aquela dúvida, uma boa conversa com seu terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou educador pode ajudar a acertar na escolha. Eles são os profissionais mais indicados para ajudar você e a sua família a avaliarem juntos quais recursos podem ser mais eficientes para, de fato, potencializar as capacidades, dar mais independência e autonomia às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Pensando nas dúvidas que chegam até a Mercur, separamos algumas dicas de como usar os recursos de Tecnologia Assistiva separadamente ou mesmo combinados! Mas não esqueça de trocar essas informações com os profissionais que fazem o acompanhamento do usuário, pois eles são fundamentais para uma experiência rica e empoderadora.
Engrossadores ajudam no movimento de preensão
Os engrossadores podem ser usados para ajudar na preensão e manuseio de talheres, pincéis, lápis de cor, canetas e outros materiais que tenham um design mais alongado, e comprido. Geralmente eles são ótimos em objetos que não possuem a circunferência muito espessa.
Fixadores também ajudam na estabilização
Os fixadores têm uma ampla capacidade de apoio: podem ser adaptados para segurar talheres, canetas, lápis, mamadeiras, copos, xícara e garrafas. Como eles possuem diferentes tamanhos, ajudam a fixar na mão uma infinidade de objetos. Fixadores e engrossadores podem funcionar muito bem juntos: o Engrossador ajuda as pessoas a segurar objetos e o fixador ajuda a manter o objeto fixo à mão.
Uso combinado de fixadores e engrossadores potencializa os resultados
Quando a dificuldade não é apenas de preensão, temos uma pessoa usuária que também perdeu a mobilidade ou apresenta tremores e movimentos involuntários. Assim, associar recursos pode ajudar a articular os movimentos.
Conforme a terapeuta ocupacional Tatiane Ferreira Barp, é possível o uso combinado, o que gera soluções personalizadas para cada usuário.
“Existem várias possibilidades. Com alguns produtos, podemos ter muitas opções diferentes de combinação com os recursos de Tecnologia Assistiva, basta olhar para a pessoa. Essa é a importância da troca, da construção conjunta de cada um – profissional, cliente, familiar -, trazendo suas perspectivas e aprendizados do que funciona ou não funciona para aquele contexto específico”, analisa Tatiane.
A Pulseira de Peso é um bom exemplo de recurso que pode ser associado com engrossadores ou fixadores, pois estabiliza o movimento do braço para que o outro recurso cumpra a função de preensão. Outro exemplo é a dificuldade de preensão total da mão: muitas vezes só o engrossador não consegue permitir a realização da atividade.
“Tem situações em que o engrossador é suficiente até um momento da execução, porque, dependendo do movimento que a pessoa faz, às vezes essa mão abre e é necessária uma tira no objeto para que ele não caia. O recurso também pode ser temporário, até a pessoa estabilizar e conseguir ter a função novamente”, avalia a terapeuta ocupacional.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário