Inclusão: como materiais escolares adaptados podem ajudar em sala aula
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Existem ferramentas que facilitam as atividades em sala de aula para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. São soluções simples, mas que conferem autonomia para o estudante e ampliam o repertório dos professores.
Segurar pincéis, canetas, lápis, pode ser um gesto corriqueiro para a maioria das pessoas. Porém, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida esse pode ser um desafio, inclusive, para sua inclusão na educação. Por meio da Tecnologia Assistiva (TA), é possível hoje acessar vários produtos que facilitam as atividades de vida diária e promovem uma educação mais igualitária.
“Descobrimos em nossas conversas e pesquisas com educadores, que muitas professoras engrossam os lápis para que seus alunos com dificuldades de preensão possam segurá-los com maior conforto e precisão. Então, este tipo de solução pode ser construída de uma forma universal – ou seja, que se adapta a qualquer corpo e traz um conforto para a pessoa, até mesmo que seja esteticamente agradável, para que ela se sinta de fato incluída”, explica a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo.
O conceito de design universal, também chamado de “design que inclui” ou “design para todos”, sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas possível, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente mais inclusivo.
Materiais que auxiliam as atividades não são necessariamente apenas para pessoas com deficiência. Estudantes de qualquer idade podem ter alguma limitação temporária. Além disso, mesmo pessoas que não tenham nenhuma dificuldade motora podem se sentir mais confortáveis utilizando facilitadores.
No contexto escolar, essa característica ganha ainda mais importância. “Esse olhar traz grandes benefícios, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, independente de suas condições, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos de forma harmônica”, ressalta.
Quais são os recursos mais buscados:
Engrossadores – Os engrossadores são grandes aliados na educação inclusiva, isso porque auxiliam pessoas com dificuldade de preensão a segurar diversos objetos. Cada um deles tem diferentes usos e objetivos. Inclusive, há engrossadores que auxiliam pessoas com antebraço em pronação (dorso da mão para cima), tendo dificuldade para segurar utensílios de escrita. Ele posiciona lápis e canetas para que a pessoa possa ter a experiência de riscar, escrever, desenhar e pintar.
Fixadores – Os fixadores são ótimos pois auxiliam pessoas com dificuldade de segurar objetos de diferentes tamanhos, como uma garrafa de água, tubo de cola, instrumentos de escrita, escova de dentes, talheres, copo e afins. Eles oferecem mais autonomia nas atividades do dia-a-dia.
Materiais escolares em formatos inclusivos – Outros produtos que facilitam a inclusão na sala de aula são aqueles desenvolvidos em formatos diferentes, que permitem o manuseio por todas as pessoas, sejam quais forem as necessidades delas. Colas em frascos cilíndricos com bicos aplicadores permitem a adaptação à mão, facilitando o uso por pessoas com dificuldade na preensão. Esse formato também pode auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança, já que pode ser facilmente manuseada, sem necessitar de total auxílio de um adulto. Borrachas maiores deixam os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos.
Quer conhecer diversos facilitadores para proporcionar uma educação inclusiva a seu filho, sobrinho, amigo? Clique aqui e fique por dentro 🙂
Todos os produtos de Tecnologia Assistiva da Mercur foram desenvolvidos por meio da cocriação, uma prática que garante a participação ativa dos usuários, suas famílias, educadores, profissionais da saúde e a própria equipe da empresa. Dessa forma, eles conseguem estar conectados com as reais necessidades das pessoas.
Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter.
2 respostas para “Inclusão: como materiais escolares adaptados podem ajudar em sala aula”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
esses materiais são ótimos recursos para ter um resultado melhor para a educação infantil, adorei e gostei muito. Gostaria de receber novidades sobre construção de materiais pedagogicos para trabalhar com crianças dos anos iniciais, obrigado pelas dicas pedagogicas, sou estudante de pedagogia, quero aprender mais e ter um conhecimento especifico, para que possa aplicar no meu futuro. Obrigado
Olá, Sérgio. Muito bacana receber esse seu feedback. São recursos tão simples, mas que fazem muita diferença no dia a dia de quem precisa. Se quiser continuar nos acompanhando pelas redes socias, fique à vontade. Sempre publicamos nossos lançamentos e conteúdos por lá, está bem? Lembrando que também temos nosso projeto Biomas, com diversos conteúdos pedagógicos que você pode acessar de forma totalmente gratuita em nossa página: mercur.com.br, projeto biomas. Qualquer dúvida, conta com a gente.