Biomas do Brasil: conheça os animais presentes nas borrachas de apagar da Mercur
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Projeto de educação incentiva o conhecimento sobre meio ambiente e animais em extinção.
A onça-pintada, que habita os diversos biomas brasileiros, o tatu-bola, que vive na Caatinga, e a ema, que percorre as planícies abertas do Pampa, além de serem populares têm algo em comum: são alguns dos animais que estampam as borrachas escolares da coleção Biomas do Brasil da Mercur. A escolha da temática buscou, por meio da representação dos animais, incentivar a busca por conhecimento sobre os diversos biomas do país e, por consequência, promover a preservação ambiental e de animais em extinção.
Foram escolhidos três tipos de animais que representassem cada bioma: animal popular, animal em extinção e animal desconhecido. A seleção foi feita em conjunto com as organizações de preservação do meio ambiente Associação Caatinga, SOS Amazônia, Corredor Ecológico, Fundação Neotrópica do Brasil e Curicaca. As organizações também contribuíram com fotos, vídeos e informações sobre os animais, para que possam ser trabalhadas em sala de aula por profissionais da educação. O material está todo disponível no site do Programa Biomas do Brasil, no qual há também dicas de atividades lúdicas – conforme cada ano escolar e faixa etária.
Leia mais: Atividades lúdicas contribuem para aprendizado sobre biomas brasileiros
“A Mercur acredita que as pessoas somente cuidam e preservam aquilo que conhecem. Como o principal público que utiliza as borrachas de apagar é o infantil, entendemos que os animais seriam uma boa forma de chamar a atenção das crianças e instigar a curiosidade delas para saber mais sobre o animal estampado em sua borracha e, por consequência, o bioma onde vivem”, explica Angélica De Cesaro Jappe.
A onça-pintada foi selecionada como a espécie mais popular para representar a Amazônia, assim como o tatu-bola, da Caatinga, a ema, do Pampa e a ave saíra-sete cores representando a Mata Atlântica. Completam a lista dos animais populares que estampam as borrachas o lobo-guará, popular no Cerrado, e o papagaio-verdadeiro do Pantanal.
Animais ameaçados de extinção
A caça, o desmatamento, a conversão de áreas em lavouras e a pesca predatória são algumas das ações humanas que contribuem para reduzir as espécies brasileiras. O Brasil tem 1.249 espécies de animais em ameaça de extinção, segundo dados de 2022 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) considera uma espécie ameaçada se a população está vulnerável a ameaças em um futuro próximo, correndo risco de haver poucos indivíduos iguais a ela na natureza. Por isso, a atenção aos animais que correm risco de extinção se fez presente na coleção de borrachas, com estampas da harpia, ou gavião-real, marcando a ameaça na Amazônia; do soldadinho- do-araripe (pois vive na região da Chapada do Araripe, no Ceará), conhecido como lavadeira-da-mata (fêmea) e levadeiro (macho), na Caatinga; o tamanduá-bandeira trazendo a preocupação com as ameaçadas do Cerrado; além do cervo-do-pantanal, como o próprio nome já indica seu bioma. Da Mata Atlântica – bioma que mais possui animais ameaçados, segundo o ICMBio – a Mercur destacou o sagui-da-serra-escuro ou sagui-caveirinha (por causa de seu rosto branco). Enquanto, o pequeno pássaro veste – amarela no Pampa.
Leia mais: Mercur lança série de vídeos sobre biomas brasileiros
Borrachas de apagar incentivam descobertas
Soma-se à lista de animais escolhidos pelo Projeto Biomas do Brasil da Mercur alguns considerados pouco conhecidos, buscando popularizar e incentivar a busca pelas suas características, habitats e importância de preservação do bioma nos quais vivem.
Nas borrachas de apagar da Mercur é possível encontrar o Gigante-dos-Pampas ou sapo-de-chifre, que habita somente o Pampa. Já o sapinho-pingo-de- ouro vive na Mata Atlântica, especialmente em ambientes úmidos. A víbora-do-Pantanal fica em áreas alagadas, matas ciliares e rios desse bioma, e o Galito, pássaro pequeno de até 19 centímetros, habita os campos abertos do Cerrado brasileiro. Na Caatinga, a guariba foi escolhida por ser vista apenas na região nordeste, e a pacarana vive na região sudoeste da Amazônia.
Conheça mais sobre o Programa Biomas do Brasil
O Programa consiste em levar conhecimento sobre os biomas e animais brasileiros, instigando a preservação do meio ambiente. A Borracha Natural é o primeiro produto desta iniciativa e tem 18 ilustrações diferentes de animais que vivem nos seis biomas brasileiros.
No verso das borrachas há um QR Code que direciona para o site. De maneira interativa e educativa, esse ambiente virtual apresenta a diversidade da fauna e flora, com informações e curiosidades sobre a temática. Além de apagar, as borrachas da Mercur têm o intuito de impulsionar o conhecimento e instigar ação, com foco na temática da transformação.
Outro diferencial da Borracha Natural Biomas do Brasil está na sua formulação, substituindo carga mineral e não renovável pela fécula da mandioca, uma matéria-prima vegetal. Com isso, essas borrachas da Mercur se tornam até 75% renováveis. Esse processo melhora a relação da empresa com o meio ambiente e contribui com a construção de um mundo de um jeito bom pra todo o mundo.
No site do Projeto Biomas do Brasil também é possível encontrar algumas dicas de como incluir hábitos mais saudáveis na rotina e ajudar o meio ambiente.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário