Cocriação para encontrar soluções: uma nova forma de conceber recursos
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“Mais demandas” x “Soluções simples para problemas complexos”. Como a criação coletiva empodera, emancipa e facilita a vida das pessoas.
A prática da indústria, de maneira geral, gera novas demandas para a vida dos consumidores. Oferecer novos produtos, novas embalagens, dentro de uma lógica de consumo que nem sempre é necessária ou ajuda as pessoas no seu dia a dia. Quando a Mercur passou a questionar o quanto os produtos de fato geravam benefícios, o olhar ficou mais amplo e abraçou novas lógicas de pesquisar, desenvolver e oferecer soluções.
Mas, como seria possível atender às necessidades das pessoas de forma simples e acessível? A resposta não estava pronta, precisava ser construída. “Entendemos que para encontrar soluções, não seria possível fazermos sozinhos. Precisávamos entrar em contato com os usuários para entender as necessidades que eles tinham para só então começar a pensar os produtos com eles, e não mais para eles”, avalia Cristina Fank, terapeuta ocupacional.
A Mercur começou esse processo, aproximando-se de profissionais de saúde e educação, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e seus familiares. O objetivo era pensar em soluções por meio da inteligência coletiva.
“Unimos grupos interdisciplinares. Terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, professores, profissionais e estudantes de design, pessoas com deficiência e os familiares dessas pessoas. Pensávamos soluções e construíamos protótipos baseados no que surgia nos grupos. Na Mercur, entende-se que a mágica acontece quando estamos reunidos com várias pessoas. Que muitas cabeças pensando juntas trazem soluções muito mais efetivas e simples”, explica Cristina.
Assim, surgiu a metodologia da cocriação.
Uma nova lógica de construir
A metodologia de cocriação, que passou a ser adotada, também foi cocriada. “Acabamos desenvolvendo a cocriação com a ajuda de muita gente. Nosso mapa de cocriação envolve: mapa da empatia, pílulas do conhecimento e questões relevantes. A partir disso tudo, vamos cocriando as soluções, os protótipos. Com os protótipos, podemos testar a funcionalidade das soluções, avaliar o conforto e a segurança que eles oferecem ou não”, analisa a terapeuta ocupacional.
A inovação da metodologia de cocriação está na riqueza de detalhes e, ao mesmo tempo, na simplicidade das soluções. Além disso, desenvolver produtos com as pessoas é uma forma de dar espaço para o protagonismo.
“Aqueles que têm alguma deficiência, ou mobilidade reduzida, bem como seus familiares, participam do desenvolvimento da solução que vai atender, no fim, às necessidades deles. Eles fazem parte disso e, quando construímos por meio da cocriação, os produtos carregam um valor muito diferente, porque não são só os produtos da Mercur. São produtos de todos aqueles que se dispuseram a pensar juntos uma solução que possa atender a necessidade deles e de outras pessoas também. É uma tecnologia compartilhada”, finaliza Cristina.
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