Conheça o processo de cocriação das bengalas da Mercur
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Novos modelos foram pensados com participação de especialistas, usuários e profissionais de saúde.
A cocriação está nas premissas da Mercur que inicia o desenvolvimento de novos produtos, ou aperfeiçoa os já existentes, sempre a partir do olhar e das necessidades das pessoas que vivem em seu contexto. Desta forma, usuários e seus familiares, profissionais da saúde e parceiros de áreas relacionadas com a produção, além, claro, da equipe de especialistas da empresa, atuam em conjunto a partir de uma jornada preenchida com etapas importantes até um novo lançamento.
Foi com base na cocriação que quatro novos modelos de bengalas de alumínio foram desenvolvidos para atender às necessidades de segurança e conforto dos usuários: a Bengala Fixa e Bengala Fixa com Apoio, a Bengala 4 Pontas com Apoio e a Bengala Dobrável, além da Ponteira Articulada, que contribui com benefícios para os demais produtos.
Todas as bengalas contam com estrutura para atender as propriedades fundamentais de apoio ao usuário, que são resistência ao tempo, leveza, estabilização e segurança. Para isso, os profissionais da Mercur atuaram em parceria com uma equipe de design especialista e um laboratório que se voltou na validação desses benefícios e atributos.
LEIA MAIS: Design das novas bengalas da Mercur conquista premiação internacional e nacional
Passada a etapa de pensar na resistência, aderência da ponteira ao solo, especificação de matérias primas e ergonomia, chegou o momento das análises dos usuários, para que eles pudessem avaliar as suas funcionalidades. Esse momento da cocriação é importante para que seja colocado em testes as necessidades identificadas anteriormente. A fisioterapeuta de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos na Mercur, Caroline Wagner, que participou ativamente da cocriação das bengalas, explica:
“Disponibilizamos amostras para uso, sempre com orientação de um profissional da saúde (como o fisioterapeuta) e buscamos feedbacks dos usuários evidenciando se as necessidades mapeadas estavam melhores atendidas. Assim, validamos a nova bengala tanto junto a profissionais, usuários e clientes quanto ao design, dimensões, cores, segurança e conforto no uso.”
LEIA MAIS: Conheça as diferenças entre muleta e bengala
Por que usar bengala? Conheça modelos da Mercur
O uso de uma bengala é indicado para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida em casos leves de alteração de equilíbrio, lesões traumáticas, neurológicas e degenerativas, temporárias ou permanentes, prevenindo quedas. Seu uso oferece maior segurança em deslocamentos e diminuição da carga sobre os membros inferiores, o que ajuda a reduzir dores e evitar o risco de quedas em seus usuários.
Para muitas pessoas, a bengala significa maior liberdade e independência nas atividades diárias. No caso das desenvolvidas pela Mercur, ainda, contam com níveis de ajuste, possibilitando adaptações de altura.
Bengala com Ponteira Articulada
A Ponteira Articulada para Bengalas está em todos os modelos de bengalas da Mercur. O artigo foi desenvolvido para proporcionar maior segurança e estabilidade ao usuário durante a caminhada, contribuindo para uma passada mais natural. A peça contém ranhuras na base que aumentam a aderência ao solo, reduzindo o risco de deslizar em pisos com acúmulo de líquido, além de um sinalizador de desgaste que orienta o momento da sua substituição.
Bengala com Apoio e Bengala Dobrável
A Bengala com Apoio tem um apoio extra que auxilia o usuário a erguer-se utilizando as duas mãos, reduzindo o esforço necessário para que ele se levante. Já a Bengala Dobrável oferece a possibilidade de dobrar o produto para a redução de seu tamanho, resultando em praticidade para guardar e transportar o produto quando não estiver em uso.
Bengala 4 Pontas com Apoio
Como o próprio nome diz, a Bengala 4 Pontas com Apoio conta com uma base em quatro pontas que oferece melhor aderência do produto ao solo e maior estabilidade através da base ampliada, com as ponteiras para um deslocamento estável e seguro.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário