Mercur lança Centro de Inovação, a Vóka
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Com o objetivo de Inovar para Transformar, a Vóka trabalhará em projetos de inovação transformacional nos mercados de saúde e educação
Há muito tempo a Mercur é reconhecida por movimentos inovadores, principalmente em gestão e inovação social.
Em 2019, a empresa iniciou um projeto que, a partir de um diagnóstico da empresa no contexto de inovação, foi desenhada uma estratégia de inovação para a Mercur. Desde lá, já foi publicada a Tese de Inovação, que orienta os movimentos na empresa em Inovação, realizado o primeiro programa de Intraempreendedorismo, algumas iniciativas de conexão com Startups e com Universidades.
O dia 12 de Setembro de 2022 foi um dos marcos desse movimento, com o lançamento da Vóka, Centro de Inovação Mercur.
O Centro de Inovação é como um prestador de serviços para a empresa mãe, nesse caso, a Mercur. Essa estrutura, com perfil mais leve e mais flexível, trabalha em projetos mais desafiadores, que levariam mais tempo e demandariam mais recurso para a empresa conseguir executar.
Em um primeiro momento, o Centro será dedicado principalmente para iniciativas fomentadas pela Mercur, contribuindo para aprimorar o portfólio de produtos e serviços da empresa e atuando em temáticas relacionadas aos seus mercados de atuação: saúde e educação.
Foram elencadas algumas temáticas nas quais a Vóka atuará:
- Tecnologias para reabilitação
- Tecnologia e negócios verdes
- Inclusão para todas as pessoas
- Produtos Inteligentes com dados individualizados
- Prevenção e saúde integral (mental e física)
- Serviços e experiências em educação e saúde.
Para trabalhar essas temáticas, foram desenhados os Programas de Inovação para que os objetivos do Centro possam ser alcançados.
Confira os programas:
- Vókathon: é um Hackathon (maratona de inovação), onde as pessoas poderão participar de equipes para solucionar desafios propostos pela Vóka. A primeira edição está programada para acontecer ainda este ano, e em breve serão divulgadas mais informações sobre como o evento irá funcionar e de como se inscrever para participar.
- Squads para MVPs (Minimum Viable Product, Mínimo Produto Viável): são equipes direcionadas exclusivamente durante um período de tempo para a prototipação de um único projeto, que pode ser para criação de novos produtos e serviços e até mesmo, novos modelos de negócio.
- Escola de Inovação: irá desenvolver capacitações voltadas aos diversos temas relacionados à inovação, além de potencializar conhecimentos da Mercur para o ecossistema de inovação.
- M&A (Mergers and Acquisitions, Fusões e Aquisições) e Investimentos: que é destinado pra investimento ou compra de outras empresas ou Startups que façam sentido para a estratégia da Mercur e da Vóka.
“A Vóka nasce com o objetivo de trabalhar a inovação transformacional para a Mercur, aquela em que a empresa se relaciona com mercados, tecnologias e conhecimentos que, até então, não vinham sendo explorados pela organização. Em uma empresa que trabalha majoritariamente por processos, é desafiador conseguir dar atenção para projetos mais incertos, mais arriscados. Para dar mais agilidade em projetos de inovação, uma estrutura como um Centro de Inovação ajuda muito, já que conseguimos trabalhar com maior autonomia e investir cada vez mais em relacionamento com o ecossistema e com a sociedade”, afirma Cássia Hoelzel, Head de Inovação na Vóka.
A título de curiosidade, o nome Vóka vem algumas palavras como provocar e evocar, além de ressaltar a vocação da Mercur para Inovação. Para ficar por dentro das novidades e tirar dúvidas, acompanhe a Vóka no LinkedIn e no Instagram.
Bom dia! Trabalho na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, e fiquei extremamente feliz pela iniciativa do novo projeto. Grande empresa, grande projeto! Parabéns e muito sucesso!!!!
Olá, Maria! Tudo bem? Ficamos imensamente felizes pelo reconhecimento. Acreditamos que precisamos inovar sempre, sem perder o nosso propósito de unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis. Agradecemos por vir conversar com a gente.
Que grata surpresa! Temos o privilégio de acompanhar a trajetória da Mercur nas últimas décadas. Testemunhamos uma grande transformação em que a inovação (e a ousadia) sempre estiveram presentes. Esta iniciativa tem tudo para dinamizar o ecossistema de inovação no entorno da Mercur e descortinar novos horizontes. Parabéns!… E boa sorte na caminhada.
Olá, Flávio. Tudo bem? Agradecemos pela sua mensagem. A Vóka nasceu justamente para esse propósito, de trabalhar a inovação transformacional na Mercur, por meio do relacionamento com mercados, tecnologias e conhecimentos que até então não vinham sendo explorados pela organização. Obrigado por vir conversar com a gente.
Parabéns por chegarem nesse momento. Acredito que Jorge Hoelzel esteja muito feliz por alcançar um propósito desafiado em 2007, quando lhe perguntaram “se a Mercur desaparecesse hoje, o que o mundo perderia?” Hoje temos a resposta!
Agradecemos pelo comentário, Laércio . A virada de chave foi muito importante pra história da Mercur! 💛