Responsabilidade socioambiental e Saúde

Design da Muleta Canadense Fixa conquista reconhecimento internacional

Publicado em: 28 de dezembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Produto da Mercur, recebeu a prata no New York Product Design Awards 2021

Pelo segundo ano consecutivo, a Muleta Canadense Fixa, produzida pela Mercur, é reconhecida por seu design e ergonomia. O produto da linha de saúde da empresa propicia uma melhor distribuição do peso e de pressão, com tecnologia que auxilia em passos mais seguros e naturais. Em 2020 a Muleta Canadense Fixa foi premiada pelo seu design com o ouro na categoria Equipamentos hospitalares, home care e tecnologia assistiva na 8ª. Edição do Prêmio Bornancini. Em 2021 a Muleta recebe então o reconhecimento internacional de uma das principais premiações de design do mundo: a prata no Prêmio New York Product Design Awards, na categoria Saúde – Auxílios à Mobilidade.

O  produto foi inscrito na premiação pela Design Único, agência de Porto Alegre, parceira que participou do processo de cocriação da muleta. O trabalho colaborativo se dá no desenvolvimento de novos produtos, em que as pessoas usuárias dos recursos trazem suas necessidades e demandas do dia a dia e unimos grupos interdisciplinares: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais e estudantes de design e profissionais de diversas áreas da Mercur que buscam soluções conjuntas para melhorar a experiência com o produto. Os profissionais do design participam ao aliar conhecimento técnico, criatividade e inovação. O produto foi aprimorado também a partir das experiências dos usuários e com inovações validadas pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia (IBTeC) e pelo Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estas inovações e funcionalidades trazem importantes benefícios a quem faz uso do recurso de forma permanente ou temporária.

A cocriação é resultado dos aprendizados obtidos pela Mercur ao longo dos anos e que é traduzido no jeito de compor: fazer com as pessoas, a partir das demandas e necessidades reais que existem em suas vidas.

Esse processo possibilitou que a Muleta Canadense Fixa fosse desenvolvida a partir de novas alternativas de design e matérias-primas com menor impacto humano e socioambiental, com um custo acessível. Ela é produzida 100% no Brasil e com 24% menos alumínio que a versão anterior. 

O reconhecimento internacional reforça valores fundamentais da Mercur: unir pessoas e organizações para criar soluções sustentáveis na busca de um mundo melhor para todas as pessoas. 

 

Sobre o Prêmio

O New York Product Design Awards homenageia designers de produtos, equipes e fabricantes em todo o mundo, com a finalidade de reconhecer aqueles que tornam a vida diária muito melhor com suas criações práticas e engenhosas. O NY Product Design Awards celebra a excelência em todas as dimensões no trabalho de design e dos profissionais da área.  Para saber mais acesse: productdesignawards.us

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter