Educação e Inclusão

Inclusão no ambiente escolar: como o design inclusivo pode colaborar

Publicado em: 28 de abril de 2022

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Produtos de inclusão da Mercur auxiliam crianças, adolescentes e adultos a segurar objetos que contribuem no processo educativo

Neste texto você vai encontrar:

– O que é design inclusivo
– Inclusão escolar e material adaptado
– O que é Tecnologia Assistiva

 

Na Mercur, indústria dos segmentos de saúde e educação localizada em Santa Cruz do Sul, a cocriação está no centro de todas as decisões. E, no desenvolvimento de novos produtos, não poderia ser diferente. Por isso, o design inclusivo é uma das abordagens utilizadas no seu processo de cocriação, como na linha de produtos de inclusão.

O que é design inclusivo?

O design inclusivo sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente integral. Há alguns princípios do design inclusivo, que tratam basicamente de colocar as pessoas em primeiro lugar e no centro dos processos.

Para se ter uma ideia, o censo do IBGE de 2010 mostra que 12,5 milhões de brasileiros são pessoas com deficiência. Dado que reforça a importância de cocriar sempre com o usuário no centro das decisões.

Inclusão nas escolas passa também por materiais adaptados

No contexto escolar, o design inclusivo ganha ainda mais importância ao trazer benefícios socioemocionais, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos.

Essa prática, de se colocar em diálogo, aliada ao design inclusivo, possibilita outro significado ao processo de aprendizado para a vida e para a construção de um mundo possível para todos, com mais inclusão.

A temática é de extrema importância, já que a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) visa assegurar que as pessoas tenham acesso à educação inclusiva, garantindo um desenvolvimento equitativo e sustentável. A ONU afirma que as pessoas com deficiência têm menor probabilidade de frequentar a escola e concluir a Educação Fundamental. O direito à educação inclusiva, acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva são os caminhos para que mais e mais pessoas possam viver e sonhar com um mundo de um jeito bom para todo o mundo.

O que é Tecnologia Assistiva?

Tecnologia Assistiva consiste na variedade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar a capacidade de desempenho de pessoas em suas Atividades de Vida Diária (AVDs), promovendo autonomia e real inclusão.

Com os avanços da tecnologia, o conceito de Tecnologia Assistiva tem caráter cada vez mais interdisciplinar. Hoje, é capaz de integrar profissionais das mais diversas áreas, como Design, Educação, Psicologia, Saúde e Tecnologia, entre outras.

Conheça mais sobre esta linha assistindo ao vídeo:

Para a área de educação, os recursos de tecnologia assistiva, que promovem a inclusão, podem ser engrossadores, borrachões de apagar, colas, entre outros, e estão disponíveis nas papelarias e na loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter