Saúde

Luvas para academia: veja quando usar e como escolher o modelo ideal

Publicado em: 12 de maio de 2022

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Paes.digital

A prática de exercícios exige alguns cuidados para não provocar lesões no corpo. Além das mais comuns, como entorses e distensões, existem os calos, que são uma resposta da sua pele para fortalecer os tecidos do corpo. Neste texto, vamos explicar como escolher e como se beneficiar das luvas.

Nas mãos, a prática de musculação pode provocar calos. Em atividades como ciclismo, RPM e spinning, ou mesmo para os usuários de cadeiras de rodas e muletas, essas pequenas lesões na pele também podem aparecer. A melhor forma de evitá-los é utilizando luvas. Elas são indicadas para prevenção de calosidades, bolhas, dores e desconfortos nas mãos.

Anatômicas e confortáveis, as Luvas Ciclismo/Musculação da Mercur são confeccionadas em Neoprene®. Elas possuem palma antiderrapante e abertura na parte superior, para facilitar a transpiração.

Além de protegerem dos calos, que podem piorar quando não há cuidado, elas também podem evitar ferimentos em traumas, durante quedas.

 

Tudo que você precisa saber para comprar uma luva de academia

A luva de academia é essencial e acessível, permitindo a prática de exercícios com mais conforto. Isso porque ela oferece mais aderência e adapta-se à mão por conta dos materiais elásticos com os quais é fabricada.

Além disso, exercitar-se de luva é mais higiênico, uma vez que evita que você deixe suor nas máquinas ou halteres. Muitas academias incentivam o uso das luvas por este motivo. Afinal, o suor pode fazer com que os pesos escorreguem, causando lesões e fraturas.

As luvas também protegem e possibilitam um treino mais intenso, evitando lesões como bolhas e calos causados pelo atrito com os pesos.

 

Quantos tipos de luva de academia existem?

Basicamente, são três tipos de luva de academia: as luvas de treino, de halterofilismo e a meia luva.

Todas são versáteis e servem tanto para praticar musculação, spinning, halterofilismo, bike, crossfit ou, como citamos no início do texto, para quem utiliza cadeiras de rodas ou muletas.

 

Como escolher as luvas para malhar

Na hora de escolher o modelo correto de luvas para malhar, pense nestes três pontos.

  • Material: as luvas feitas Neoprene® oferecem uma aderência maior que outros, como o nylon, por exemplo. Elas também são duráveis e versáteis, já que o par de luvas para malhar é um acessório que você vai usar frequentemente.
  • Modelo: as luvas de academia cobrem apenas a parte inferior dos dedos e a palma da mão, já que isto permite que a pele possa respirar e evita o acúmulo de suor. Algumas variações são:

Caleira: protege apenas a palma da mão. É prática, fácil de colocar e tirar da mão. Possui acabamento reforçado em viés. A parte interna é feita em algodão, tornando-a macia e absorvente. A parte externa é feita em couro, deixando-a resistente e antiderrapante. A Caleira protege as mãos e evita calosidades e bolhas.

Luvas: protegem a palma da mão e os dedos. Elas proporcionam maior aderência. Temos dois modelos, um com acabamento normal e outro modelo com reforço, ambos em Neoprene®.

  • Tamanho: para escolher o tamanho das suas luvas, procure um ajuste confortável nas mãos. Se elas ficarem muito justas ou muito soltas, você provavelmente terá problemas durante a realização do treino. De acordo com a colaboradora e fisioterapeuta da Mercur, Caroline Wagner, o ideal para fazer a medição do tamanho correto é ter como referência a circunferência da “palma” da mão.

 

Por que comprar luvas de academia?

Como já citamos, as luvas facilitam a aderência com halteres, barras e aparelhos. Mas além disso, as luvas de academia têm outros benefícios.

  • Aumentam a segurança: elas proporcionam mais segurança na pega, evitando que os objetos deslizem.
  • Protegem contra o atrito: sem a proteção adequada, suas mãos podem ficar rígidas, cheias de calos e lesões.
  • Mantêm a higiene: usando luvas de academia, você evita o contato das mãos com aparelhos mal higienizados.

 

Para conferir todos os modelos de Luvas de Academia da Mercur, clique aqui.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter