Saúde

Saiba como evitar lesões no joelho

Publicado em: 26 de novembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Paes.digital

Geralmente, a parte do corpo que mais sofre durante as atividades físicas é o joelho. Por isso, é preciso dar uma atenção especial a ele. Para te ajudar com isso, reunimos algumas dicas.

Com o fim das medidas mais restritivas e a chegada do calor em várias cidades brasileiras, muita gente está retomando a prática de atividades físicas.

Apesar desse retorno ser muito aguardado, depois de um longo período de inatividade, é um momento que exige alguns cuidados.

Por isso, é preciso estar alerta para o risco de lesões, caso haja uma retomada abrupta das atividades esportivas.

Isso porque um longo tempo sem se exercitar causa perda de massa muscular, que é responsável por manter o equilíbrio, a sustentação e a estabilidade das articulações.

E a parte do corpo que mais costuma sofrer com essas lesões é o joelho.

Até mesmo os atletas mais acostumados com atividades físicas provavelmente já sentiram algum desconforto nesta parte do corpo. 

Aliás, são os corredores que mais sofrem com dores nos joelhos. Eles e os atletas que praticam esportes de alto impacto como o futebol, ou o atletismo, por exemplo. 

Essa dor é tão frequente entre esse grupo que existe até uma situação clínica chamada “joelho de corredor”.

A maior incidência ocorre no ligamento patelar, que une a patela à tíbia e compõe o mecanismo extensor do joelho, juntamente com o músculo da coxa. A lesão mais comum é a tendinopatia − ou inflamação do tendão.

Mas também podem ocorrer casos mais graves, como rompimento parcial ou total do ligamento, que são menos frequentes entre os corredores, por exemplo.

Então, como evitar lesões nesta articulação que, vira e mexe, é colocada à prova? É sobre isto que vamos falar a seguir.

 

Como evitar lesões no joelho?

Para prevenir o problema, o atleta deve realizar treinos de musculação e propriocepção. Este exercício trabalha a percepção corporal, consciência da postura e do movimento.

Também é preciso procurar superfícies confortáveis para correr, como terra, grama ou areia.

Além disso, utilizar tênis com bom amortecimento é fundamental para evitar lesões no joelho. 

Outra forma de prevenir lesões pode ser através da utilização de órteses que auxiliam na função de determinada articulação ou segmento corporal.

As órteses estabilizadoras fazem a compressão, característica de materiais elásticos que permitem ajustes por velcros, por exemplo.

Elas ajudam a evitar movimentos além de uma amplitude natural; assim, auxiliam para que o movimento seja mais adequado e com menor sobrecarga às estruturas corporais.

Existem também as órteses imobilizadoras, normalmente indicadas para o repouso da região já lesionada. Elas restringem o movimento, favorecendo assim a cicatrização do tecido lesionado.

Nós falamos sobre elas em um outro texto aqui no blog; veja o conteúdo completo clicando aqui.

Outras atitudes que podem ser tomadas para evitar lesões no joelho são as descritas abaixo.

  • Fortalecimento dos músculos quadríceps (anterior da coxa), glúteo médio (lateral do quadril) e glúteo máximo (posterior do quadril).
  • Aplicação de gelo por 20 minutos após o treinamento, se houver dor.

Principais causas das dores nos joelhos

A articulação pode doer devido a processos inflamatórios, incluídas as doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus. 

Além dessas situações, desgaste por uso excessivo da articulação, desalinhamento dos joelhos e sobrepeso entram na lista de causas de desconforto.

Tem dúvidas sobre a causa das dores? Acesse este outro conteúdo que publicamos no blog sobre o assunto, clicando aqui.

E se você é um fã de esportes e adora praticar atividades físicas, veja o nosso catálogo de produtos e elimine os desconfortos dos seus treinos.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter