Educação, Saúde e Inclusão

Você sabe como usar engrossadores, fixadores e pulseiras de peso?

Publicado em: 8 de outubro de 2021

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Lab8284

Como são muitas opções, a dúvida sempre surge: qual é o recurso que mais pode ajudar? Conheça as funções, usabilidade e combinações possíveis

Você já deve ter ouvido falar dos materiais escolares inclusivos, que podem ajudar na sala de aula, potencializando a capacidade dos estudantes e a autonomia nas atividades. Também já deve conhecer sobre como os recursos de Tecnologia Assistiva da Mercur podem ajudar quem tem dificuldade de preensão, por exemplo, que é aquele movimento de pinça com os dedos.

Se chegou a hora de experimentar os recursos e bateu aquela dúvida, uma boa conversa com seu terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou educador pode ajudar a acertar na escolha. Eles são os profissionais mais indicados para ajudar você e a sua família a avaliarem juntos quais recursos podem ser mais eficientes para, de fato, potencializar as capacidades, dar mais independência e autonomia às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Pensando nas dúvidas que chegam até a Mercur, separamos algumas dicas de como usar os recursos de Tecnologia Assistiva separadamente ou mesmo combinados! Mas não esqueça de trocar essas informações com os profissionais que fazem o acompanhamento do usuário, pois eles são fundamentais para uma experiência rica e empoderadora.

Engrossadores ajudam no movimento de preensão

Os engrossadores podem ser usados para ajudar na preensão e manuseio de talheres, pincéis, lápis de cor, canetas e outros materiais que tenham um design mais alongado, e  comprido. Geralmente eles são ótimos em objetos que não possuem a circunferência muito espessa.

 

Na primeira imagem, uma mão feminina segura um lápis com ajuda de um Engrossador Horizontal. Na segunda foto, um menino está sentado e um prato com bananas em rodelas está à sua frente. Ele segura um garfo com cabo de metal acoplado em um Engrossador de Talheres. Na terceira imagem, uma mão masculina abre uma maçaneta de porta com um Engrossador Multiúso. Na última imagem, dois lápis, um de escrever e outro de cor marrom, estão sobre uma mesa de madeira com Engrossadores Multiúso.

Engrossadores ajudam a tornar os objetos mais fáceis de manusear. #PraCegoVer #PraTodosVerem Na primeira imagem, uma mão feminina segura um lápis com ajuda de um Engrossador Horizontal. Na segunda foto, um menino está sentado e um prato com bananas em rodelas está à sua frente. Ele segura um garfo com cabo de metal acoplado em um Engrossador de Talheres. Na terceira imagem, uma mão masculina abre uma maçaneta de porta com um Engrossador Multiuso. Na última imagem, dois lápis, um de escrever e outro de cor marrom, estão sobre uma mesa de madeira com Engrossadores Multiuso.

Fixadores também ajudam na estabilização

Os fixadores têm uma ampla capacidade de apoio: podem ser adaptados para segurar talheres, canetas, lápis, mamadeiras, copos, xícara e garrafas. Como eles possuem diferentes tamanhos, ajudam a fixar na mão uma infinidade de objetos. Fixadores e engrossadores podem funcionar muito bem juntos: o Engrossador ajuda as pessoas a segurar objetos e o fixador ajuda a manter o objeto fixo à mão.

Na primeira imagem, uma mulher sorridente leva à boca uma colher com frutas com a ajuda de um Fixador em Tira. Na segunda imagem, um menino toma água em uma garrafa com o auxílio de um Fixador em Alça Simples. Na terceira foto, uma mulher passa rímel em seus cílios utilizando um Fixador Multiúso. E, na última imagem, uma mão feminina segura um pincel com um Fixador em Tira e pinta com tinta uma folha de papel branca.

Os fixadores são indicados para deixar os objetos fixos à mão das pessoas #PraCegoVer #PraTodosVerem Na primeira imagem, uma mulher sorridente leva à boca uma colher com frutas com a ajuda de um Fixador em Tira. Na segunda imagem, um menino toma água em uma garrafa com o auxílio de um Fixador em Alça Simples. Na terceira foto, uma mulher passa rímel em seus cílios utilizando um Fixador Multiuso. E, na última imagem, uma mão feminina segura um pincel com um Fixador em Tira e pinta com tinta uma folha de papel branca.

Uso combinado de fixadores e engrossadores potencializa os resultados

Quando a dificuldade não é apenas de preensão, temos uma pessoa usuária que também perdeu a mobilidade ou apresenta tremores e movimentos involuntários. Assim, associar recursos pode ajudar a articular os movimentos.

Conforme a terapeuta ocupacional Tatiane Ferreira Barp, é possível o uso combinado, o que gera soluções personalizadas para cada usuário.

 “Existem várias possibilidades. Com alguns produtos, podemos ter muitas opções diferentes de combinação com os recursos de Tecnologia Assistiva, basta olhar para a pessoa. Essa é a importância da troca, da construção conjunta de cada um – profissional, cliente, familiar -, trazendo suas perspectivas e aprendizados do que funciona ou não funciona para aquele contexto específico”, analisa Tatiane.

Sobre uma folha branca e segurando um lápis, uma pessoa escreve com a ajuda de uma pulseira de peso da Mercur.

As pulseiras de peso estabilizam os movimentos do braço e podem ser usado junto a engrossadores e fixadores #PraCegoVer #PraTodosVerem Sobre uma folha branca e segurando um lápis, uma pessoa escreve com a ajuda de uma pulseira de peso da Mercur.

A Pulseira de Peso é um bom exemplo de recurso que pode ser associado com engrossadores ou fixadores, pois estabiliza o movimento do braço para que o outro recurso cumpra a função de preensão. Outro exemplo é a dificuldade de preensão total da mão: muitas vezes só o engrossador não consegue permitir a realização da atividade.

“Tem situações em que o engrossador é suficiente até um momento da execução, porque, dependendo do movimento que a pessoa faz, às vezes essa mão abre e é necessária uma tira no objeto para que ele não caia. O recurso também pode ser temporário, até a pessoa estabilizar e conseguir ter a função novamente”, avalia a terapeuta ocupacional.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter