Responsabilidade socioambiental e Educação

Volta às aulas: você sabia que as borrachas escolares podem ajudar o meio ambiente?

Publicado em: 22 de fevereiro de 2022

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

A borracha tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem e pode ter outro significado: a preservação dos recursos naturais.

A volta às aulas movimenta muitas expectativas todos os anos. Desde o início da pandemia, em março de 2020, este é o ano em que estudantes, professores e comunidades escolares voltarão aos encontros presenciais diariamente, conforme orientações dos protocolos governamentais. Os educadores terão a tarefa de proporcionar espaços de trocas, fundamentais para o desenvolvimento e a sociabilidade dos estudantes, que passaram pelo ensino remoto e/ou híbrido recentemente. Nesse sentido, fomentar, questionar e instigar a curiosidade estudantil sobre as coisas pode motivar bons diálogos e, como resultado, um importante aprendizado.

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, entende que o aprender pode ser para a vida, em um processo contínuo de reflexões que vai além da sala de aula com suas fórmulas, técnicas e materiais escolares. A empresa acredita que toda escolha tem impacto no mundo, por isso, instiga, de forma lúdica, a refletir sobre temáticas, como por exemplo “aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm” ou “Quantas tentativas tem um acerto?”. Questões como essas estão nas borrachas de apagar para provocar a reflexão das pessoas sobre temáticas relevantes para a vida. Mas além disso, as frases estampadas buscam expor escolhas socioambientais da indústria, que modificou a composição das borrachas naturais para reduzir os impactos negativos da fabricação e preservar a natureza. 

 

Borrachas que fazem história

As borrachas de apagar compõem a linha de materiais escolares da empresa há quase nove décadas, sendo que uma das mais conhecidas ainda hoje é a Prima, borracha com duas cores, para apagar lápis de cor, tinta de caneta e lápis de escrever. Em 2018, a Borracha Record, produzida com látex natural, completou 80 anos. 

A Mercur é uma empresa que tem se comprometido cada dia mais com a sustentabilidade e por isso tem feito mudanças significativas no seu modo de produzir. As borrachas naturais de apagar foram reformuladas e chegam a ter até 80% de materiais renováveis, tornando-se produtos mais sustentáveis com redução de impactos negativos ao meio ambiente. Essa postura se traduz também na borracha natural com capa de papel, composta de matéria-prima renovável com substituição da capa plástica por um papel espesso, que a torna facilmente reciclável.

Assim, a borracha, que tem um papel importante na educação, passa a ter outro significado: o incentivo à preservação dos recursos naturais. Ela está presente nos estojos escolares desde o início do aprendizado da escrita e possibilita que o processo e a reflexão seja leve na construção de conhecimento. Com uma borracha é possível  recomeçar e fazer de novo, quantas vezes for preciso. Isso porque o processo de aprendizagem acontece no exercício de tentativa e erro, na elaboração do pensamento, na compreensão das coisas e de um consumo consciente e responsável com o meio ambiente.

Quem desejar adquirir os produtos, pode encontrá-los nas papelarias e e-commerce de todo o país ou na própria loja online da Mercur. É possível conhecer mais da história da empresa, de seus produtos e outras práticas sustentáveis no site: Nossa História – Mercur

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter