Educação

Atividades manuais para desenvolvimento das crianças

Publicado em: 24 de março de 2022

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Paes.digital

Pedagoga explica sobre a importância de atividades criativas com crianças, como as manuais com colas e outros materiais escolares

Neste texto você vai encontrar:

– Atividades manuais para cada fase da infância
– Materiais escolares para crianças
– O que fazer quando criança leva cola à boca

 

Será que as crianças conseguem brincar sem a tecnologia? Esta é uma das questões que desafia constantemente pais e educadores. A boa notícia é que é possível equilibrar o uso de tecnologias, como smartphones e computadores, com as atividades manuais durante a infância, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos. Sabemos que, hoje em dia, com a grande gama de aparelhos e tecnologias, as formas de brincar das crianças mudaram.

Quais atividades manuais recomendadas para cada idade e fase da infância?

A cada nova etapa do seu desenvolvimento, a criança conquista novas possibilidades. Por isso, é preciso considerar a personalidade dos pequenos, e não apenas as indicações externas de idade, por exemplo.

Os pais e cuidadores precisam estar atentos, ensinando, acompanhando e incentivando o uso de diferentes materiais e atividades pela criança, sejam manuais ou tecnológicos, conforme explica a pedagoga Márcia Murillo.

“Órgãos reguladores dirão que alguns materiais escolares não são indicados para crianças menores ou maiores do que determinada idade. No entanto, em grupos familiares, por exemplo, onde a criança tem supervisão de um adulto quase exclusivamente para si, ela pode se experimentar com materialidades que, habitualmente, não seriam indicadas à sua idade”, ressalta a especialista.

Incentivar as crianças a realizar atividades manuais, como pintar, recortar, montar e criar, podem ser ótimas aliadas ao desenvolvimento.

Isso porque atividades manuais ou de experimentação são oportunidades que a criança tem de perceber o mundo em que vive e descobrir como as coisas funcionam, diz Márcia.

Quais materiais escolares são indicados para as crianças?

Além das atividades mais formais e dirigidas pela família, ou por professores e cuidadores, existem as atividades exploratórias realizadas pela própria criança.

Elas podem ser incentivadas a partir do acesso a diversos materiais escolares, como tesouras, colas, papéis coloridos, barbantes, brilhos, entre outros.

“Instigar e provocar as crianças a se desafiarem, anima e empolga as mesmas a buscarem saber, tentar, perguntar e, principalmente, investigar”, ressalta a pedagoga.

Mas tudo isso deve ser feito com cuidado, considerando a idade da criança e o espaço que terá em casa para dedicar-se às atividades manuais. Márcia salienta a importância da atenção para que os momentos não virem um desagrado para a família, vistos como “bagunças” ou “sujeiras”.

Para as brincadeiras propostas darem certo, é preciso realizar combinados prévios com a criança sobre o planejamento e organização do espaço. Isso pode ser feito de forma coletiva, entre crianças e adultos.

O que fazer quando a criança leva cola à boca, por exemplo?

É comum que os pequenos levem materiais à boca, como colas e papéis, por exemplo. Afinal, esta é uma das primeiras explorações realizadas pela criança: a oral. Além disso, elas podem cheirar, colocar em orifícios (nariz e ouvido) ou tentar comer os materiais.

Para resolver isso, a dica da pedagoga é ter uma conversa aberta com o pequeno, alertando para os perigos e que essas atitudes não são necessárias. De acordo com Márcia, isso pode ajudar a criança a começar a entender que vale mais não fazer dessa forma, do que perder a oportunidade de conhecer mais materiais, experiências e brincadeiras.

A linha de colas da Mercur é composta por Cola Branca, Cola Gel, Cola Bastão, Cola Glitter e Cola Colorida. Elas são à base d’água e laváveis, indicadas para trabalhos escolares e artesanais em papel, papelão, cartolina, papel pardo e fotos. É possível encontrar esses e outros produtos de educação da Mercur em pontos de venda físicos como papelarias, bazares e atacados, ou de forma virtual, nos sites de vendas desse segmento.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter