Como os recursos de Tecnologia Assistiva podem ajudar meu filho?
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Saiba como a Tecnologia Assistiva pode proporcionar ou ampliar as capacidades funcionais de pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida e, com isso, promover a inclusão e uma vida independente para seu filho.
São diversas as possibilidades que os recursos de TA oferecem para facilitar o dia a dia. Confira algumas que listamos para você.
Tremores e falta de estabilidade
Já pensou sobre a importância que algumas atividades como se alimentar sozinho, tomar água, escrever ou pentear os cabelos têm na sua vida diária? Pessoas com tremores (movimentos involuntários) de membros superiores dificilmente conseguem realizar essas tarefas com independência. Até mesmo as pessoas que necessitam usar algum dispositivo de locomoção, como andadores ou bengalas, podem apresentar dificuldade em segurá-los com firmeza. Pensando nisso, a Mercur materializou, com o apoio de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores, pessoas com deficiência e seus familiares, um recurso de Tecnologia Assistiva chamado Pulseira de Peso.

A Pulseira de Peso ajuda a realizar atividades simples do dia a dia. #PraCegoVer #PraTodosVerem Utilizando a Pulseira de Peso no braço direito, uma menina segura uma caneca.
Dificuldade de preensão
Um dos desafios de quem tem dificuldade de preensão palmar é segurar ou articular objetos pequenos. Quanto mais robusto for o objeto, mais fácil se torna segurar e manuseá-lo com firmeza. A partir da escuta com educadores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus familiares, surgiram os Engrossadores, recursos que facilitam a realização de atividades da vida diária.
Para atender diferentes necessidades, existem cinco Engrossadores diferentes: Multiuso, em Discos, Grip, Horizontal e de Talheres. Segundo a terapeuta ocupacional Tatiane Silva, que atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Engrossador de Talheres é um material que favorece a autonomia dos pacientes. “Quando se trata de um paciente que teve uma lesão neurológica ou motora, em que ele não consegue mais executar a tarefa de se alimentar com tanta exatidão, temos a oportunidade de ajudá-lo. Isso dá à vida um novo significado. É muito mais que um benefício motor, é emocional”, relata.
Quando o uso é feito na escola, para possibilitar ainda mais inclusão nos processos de aprendizagem, a pedagoga Márcia Murillo, que atua na Mercur, explica ser imprescindível o diálogo com a criança. “A criança precisa entender que é importante para ela, que todas as pessoas têm necessidades específicas diferentes, caso contrário, achará ruim usar produtos diferentes dos usados pelos colegas. Nesse caso, o papel do educador é muito importante”, comenta.

O Engrossador não serve apenas para talheres, possui outras inúmeras possibilidades. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma pessoa segura uma faca de metal com cabo de plástico, envolvida pelo Engrossador de Talheres de cor azul.
Outro recurso para quem tem dificuldade de preensão é a linha de fixadores. Os Fixadores Mercur auxiliam pessoas com dificuldade de segurar objetos de diferentes tamanhos, como escova de dentes, talheres, instrumentos de escrita, batom, esmalte, copos entre outros. Anatômicos e seguros, os fixadores dão mais independência nas atividades do cotidiano.
Diferentes formatos, tamanhos e utilidades – Os Fixadores em Alça Dupla ou Simples foram desenvolvidos para ajudar a manusear copos, canecas, garrafas, mamadeiras, celulares, brinquedos e até a cuia de chimarrão. Já os Fixadores em Tiras são flexíveis e multifuncionais, podendo ser fixados nos objetos de diferentes maneiras. São indicados para uso em escova de dentes, brinquedos, talheres, pincéis e canetas. Outro recurso oferecido é o Fixador Multiuso: que além de fixar objetos pequenos, como escova de dentes, talheres, instrumentos de escrita, adapta-se bem a outros formatos de utensílios como batom, esmalte, rímel, entre outros.
Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter.
Olá, sou muito grata por esses facilitadores da mercur, sem eles não possivel minha filha escrever ou pintar.
Minha filha é autista e tem distrofia muscular, ela foi para terceirão e o pouco que conseguue escrever é com adaptador da mercur, ela usa a ortese da mercur.
Obrigado e aguardando novidades!
Oi, Elena! Agradecemos muito por compartilhar seu depoimento. Ficamos felizes em saber que nossos recursos acompanham o desenvolvimento da sua filha. 💜