Saúde

Queda de temperatura e aumento das cólicas: mito ou verdade?

Publicado em: 24 de maio de 2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Paes.digital

A história da “friagem” no útero que intensifica os desconfortos durante o período menstrual é antiga. Mas será que é verdade?

Os dias mais frios agora estão mais frequentes nas regiões sul e sudeste do Brasil. Neste período de chegada do inverno, é comum surgirem alguns desconfortos. Afinal, nosso corpo fica mais sensível com as baixas temperaturas.

Para as mulheres, pode haver a impressão do aumento das cólicas menstruais. Esta crença, aliás, é antiga. As mulheres ouvem muito sobre algumas atitudes que devem ser evitadas durante a menstruação para que as cólicas sejam mais amenas.

No entanto, não há comprovação científica de que as cólicas menstruais aumentam neste período. O que acontece é mesmo uma impressão, porque o corpo, quando exposto a temperaturas geladas, fica mais sensível à dor, o que causa essa sensação.

Quando as mulheres menstruam, para que o sangue seja liberado, o útero precisa se contrair. As contrações pressionam os vasos sanguíneos, causando a famosa cólica.

No frio, esses vasos acabam diminuindo o calibre ainda mais. A circulação fica prejudicada e faz com que o sangue receba menos oxigênio.

Por isso, as contrações do útero podem aumentar quando se está em um ambiente frio ou quando se pisa no chão muito gelado.

Bolsa para água quente: uma aliada para aliviar as dores

Uma dica que também é bastante antiga e ajuda muito a diminuir e até eliminar as cólicas, sem o uso de medicamentos, são as bolsas para água quente.

A termoterapia, como é chamada esta forma de tratamento natural e não invasivo, contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, através da aplicação de calor. Isso melhora a circulação no local e proporciona uma sensação de relaxamento e conforto.

O indicado é aplicar a bolsa para água quente no local por 30 minutos e repetir apenas se houver necessidade.

Além disso, para aliviar as cólicas, é importante manter seu corpo aquecido nos dias frios. Use roupas quentes e aposte nos chás naturais, que podem ajudar a diminuir o desconforto quando servidos quentinhos.

É importante lembrar que, dependendo da sua intensidade, a cólica pode gerar outros sintomas, como náuseas, vômitos, diarreia, tontura ou dores de cabeça.

Caso a dor seja mais forte do que o habitual, deve-se consultar um médico.

Você pode conhecer a Bolsa Térmica Mercur Compressa Água Quente com Tampa e outros produtos de termoterapia na loja online da Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter