Saúde

Como aliviar cólica do bebê: uso de calor oferece conforto

Publicado em: 16 de janeiro de 2023

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Bolsa térmica aquecida na barriga de recém-nascidos é técnica natural e não invasiva para ajudar a descontrair os músculos

Entre as primeiras semanas de vida até o terceiro mês, os bebês costumam ter dores abdominais, sintoma que é percebido por choro intenso e irritabilidade: é o período das cólicas. Um desconforto comum, já que faz parte do desenvolvimento de seu pequeno corpinho, que ainda está fortalecendo a flora intestinal e o aparelho digestivo; causando contrações da musculatura abdominal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o mal-estar costuma passar após o quarto mês e há técnicas para aliviar a cólica do bebê. Caso o problema persista, é recomendado procurar um especialista.

Um dos métodos não invasivo e natural, recomendado por pediatras, é o contato do calor com a área de desconforto, assim como é feito em adultos em situações de cólicas menstruais, por exemplo. Pois o calor estimula o relaxamento da musculatura abdominal, que está contraída por causa da dor. Essa técnica ajuda a amenizar a dor e oferece conforto, basta aquecer o abdômen do bebê para o alívio dos sintomas.

Normalmente, ainda nessa fase do bebê, os médicos recomendam mudanças na alimentação da mãe, caso esteja amamentando, ou até o uso de medicamentos leves, dependendo do caso, e também costuma-se recomendar um pano aquecido ou uma bolsa de água quente na região da dor para alívio. Porém, os bebês costumam se mexer bastante, dificultando que o calor se concentre onde é preciso, e bolsas de adultos são muito grandes para o tamanho dos corpos de recém-nascidos. Pensando em como acalmar a cólica dos pequenos, foi desenvolvida a Bolsa Térmica Natural para Bebês da Mercur.

“A bolsa foi pensada e desenvolvida por mães, pais e profissionais da saúde para promover o cuidado e bem-estar dos bebês. Confortável e macia, ela tem formato, tamanho e peso ideais para o abdômen do bebê, desta forma promove o tratamento mais adequado”, acrescenta Liciani Lindemayer, que atua na área de Inovação da Mercur.

Além de realizar o tratamento adequado para o bebê, o produto é uma opção para quem busca alternativas com menor impacto socioambiental, pois é produzida com algodão orgânico, escolha que incentiva essa cadeia produtiva de pequenos agricultores e auxilia na recuperação e manutenção do ecossistema, e sem nenhum tingimento químico, tendo cor natural. Ela é preenchida com caroços de palmeira juçara, que é a sobra da extração da polpa de açaí, cultivados por produtores agroecológicos e cooperados da região da Mata Atlântica.

O modelo se assemelha à função da Bolsa Térmica Natural voltada para adultos, porém, foi produzido para se adequar ao corpo de recém-nascidos. Sua criação foi feita em conjunto com especialistas, mães e pais, que buscavam uma solução natural para as dores na barriga dos filhos. O resultado foi um modelo que se adequa aos pequenos e oferece a sensação de aconchego sem os riscos de vazamento de água de bolsas de água quente comuns, já que seu interior é sólido e não envolve água no processo.

 

LEIA MAIS: Conheça técnicas para aliviar cólicas de bebê

Como usar bolsa térmica para amenizar as cólicas

Para utilizar a bolsa natural, basta aquecê-la por 30 segundos no micro-ondas ou 20 minutos em um forno elétrico e posicionar na barriga do recém-nascido para alívio da cólica. Muito importante: é preciso verificar se a temperatura está suportável ao toque. A Bolsa Térmica Natural para Bebês aquecida também pode ser utilizada para o alívio da dor de ouvido, para o aquecimento corporal em dias de muito frio e para o relaxamento muscular. Se utilizada no método frio, funciona para atenuar a sensação de febre, antes e depois de injeções, redução de pequenos hematomas e alívio de picadas de insetos. Para essa função, é preciso deixá-la no freezer ou congelador por uma hora. Confira aqui quando usar termoterapia fria e quando usar calor.

Solução natural para as cólicas e hipoalergênica

O cuidado do artigo vai além da anatomia, a bolsa é feita 100% com insumos renováveis. O seu tecido é lavável, em algodão orgânico e na cor natural, o que descarta o uso de corantes artificiais, que podem causar alergias à sensível pele do bebê. Seu interior é de caroços de palmeira juçara, cultivados em processo de agroecologia. A Bolsa Térmica Natural para Bebês da Mercur, ainda, é hipoalergênica, dermatologicamente testada, livre de componentes químicos e possui registro Anvisa.

*Apesar de cólicas serem normais em bebês até os quatro meses, é importante estar atento aos sinais dados pelo bebê e, caso os sintomas não passem após esse período, é preciso consultar orientação do pediatra.

 

LEIA MAIS: A magia do calor: benefícios da bolsa de água quente no inverno para bebês

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter