Gestão responsável

Como uma empresa pode se manter inovando?

Publicado em: 17 de setembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Para acompanhar as constantes mudanças do mercado, as empresas precisam se manter relevantes e cuidando da sociedade

Nesse texto você vai encontrar:

  • Desafios enfrentados pela Mercur para se manter inovando
  • O que é a Vóka, centro de inovação da Mercur
  • Como projetos transformam culturas organizacionais e processos

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar não é mais uma opção, mas uma necessidade para empresas que desejam se manter relevantes. Criar novos processos, produtos e soluções que gerem impactos positivos é o que os consumidores esperam hoje.

Quando o assunto é sobreviver em um mercado competitivo, a inovação é necessária para se manter ativo. No Brasil poucas empresas chegam aos 100 anos, uma marca que apenas 0,01% dos negócios alcançam, de acordo com a Associação dos Comerciantes de São Paulo. 

Quais os desafios para se manter inovando?

A história da Mercur, que completou cem anos em junho deste ano, é marcada pela inovação desde a sua fundação. Para Cássia Hoelzel, head de inovação da Mercur, o segredo para estar sempre presente na lembrança das pessoas é se transformar em muitos momentos, evoluindo processos e se adequando às necessidades da sociedade. 

Acredito no conceito de que a inovação é um meio para a prosperidade. Se analisarmos a história da Mercur, ela é marcada por uma essência muito consistente, mas também apresenta muitas transformações. Ao mesmo tempo que oferecemos produtos que se mantêm no portfólio por muitas décadas, buscamos evolução nos processos e adequação às necessidades da sociedade que se modifica ao longo dos anos, mudando nossas soluções e mercados de atuação conforme as oportunidades que identificamos”, afirma. 

De acordo com ela, o maior desafio encontrado pela Mercur hoje é manter o ritmo de atualizações e melhorias constantes na velocidade em que o mundo se transforma. 

“Como temos uma bagagem bastante robusta, toda mudança de rota acaba sendo bastante desafiadora, mas ao mesmo tempo, é ela que nos dá o respaldo e a confiança de que somos uma empresa séria e comprometida com aquilo que nos propomos a fazer”, explica.

Estratégias de inovação para transformar

Em 2019, a Mercur iniciou um projeto junto a consultoria Semente Negócios para desenhar uma estratégia de inovação para a empresa. Foram realizadas uma série de etapas, desde um diagnóstico até a criação de programas e indicadores. Um dos resultados do trabalho com a consultoria foi a criação da Vóka, um centro de inovação que funciona como um prestador de serviços para a Mercur, lançado em setembro de 2022.

A Vóka está em constante transformação, adaptando e amadurecendo sua estrutura. Neste mês de setembro, o Centro de Inovação completa dois anos de atuação, com um time dedicado a identificar necessidades e otimizar oportunidades. 

“Hoje, estamos estruturados como uma área dentro da Mercur e executamos programas com o objetivo de disseminar a cultura de inovação, melhorar processos e trabalhar em oportunidades de inovação transformacional” explica Cássia.

Inovação e transformação da cultura e processos

Um dos programas dentro da Vóka é o Design Sprint, que visa a melhoria de processos reunindo pessoas de áreas diferentes para uma atividade que vai do mapeamento do problema até o teste da solução, em uma maratona de cinco dias. 

“O nosso maior desafio com os programas é conseguir tempo de dedicação das pessoas que trabalham tanto na operação quanto em diferentes projetos na empresa, mas é na participação delas que conseguimos trabalhar de fato a mudança na cultura” relata. 

Cássia relata que ao colocar as estratégias em prática, a Mercur identifica as necessidades e realiza as adaptações necessárias.

“Ficamos muito felizes em ver que cada vez mais a pauta da inovação acaba se pulverizando dentro das áreas e virando parte da cultura, que é exatamente um dos nossos maiores objetivos” completa. 

Atenção aos novos mercados

Se manter em plena atividade e inovando,  após 100 anos, apresenta inúmeros desafios, dentre os quais monitorar o mercado e as demandas da sociedade.

Aspectos como sustentabilidade, ESG, precisam estar sempre em pauta, preservando não apenas a empresa e suas pessoas colaboradoras, mas também a comunidade onde a empresa está inserida.

“O objetivo da Mercur em relação a inovação é de se manter relevante nos seus mercados de atuação, entregar valor às pessoas e ao meio ambiente. Vejo a Vóka como uma ferramenta para acelerar a descoberta de novos mercados, soluções e relacionamentos. Ter um ambiente mais flexível e leve nos permite testar, errar e aprender com mais velocidade” afirma Cássia Hoelzel.

Saiba mais como nossa produção cuida da sociedade e do meio ambiente através do nosso Relatório de Impactos 2023.

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter