Tecnologia assistiva

Engrossadores: quando e como usar este recurso da tecnologia assistiva? Como eles são desenvolvidos?

Publicado em: 27 de abril de 2022

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Paes.digital

Os engrossadores são aliados para facilitar a pega de objetos, e com isso geram maior independência para quem precisa. Aqui na Mercur, eles foram desenvolvidos através da cocriação. Mas afinal, quando usá-los? É sobre isto que vamos tratar no blog de hoje.

O engrossador é um recurso de Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com dificuldades de preensão palmar no uso de utensílios como facas, garfos, lápis e outros itens.

Ele serve para engrossar a espessura do cabo de objetos, facilitando a pega. Para desenvolvê-lo, aqui na Mercur, utilizamos a cocriação.

Este método é pautado pelo nosso compromisso institucional de unir pessoas e organizações para criar soluções e encaminhamentos sustentáveis. E claro, úteis para o dia a dia das pessoas.

Para conseguir isso, conversamos com pessoas com deficiência e profissionais que atendem essas pessoas. Foi então que percebemos que muitas pessoas com dificuldades motoras precisam engrossar os cabos dos utensílios que usam em seu dia a dia.

Para eles, quanto mais robusto for o objeto, mais fácil e possível será segurá-lo, o que dá mais firmeza ao manuseio. Por isso os engrossadores foram desenvolvidos.

Uma dúvida comum é sobre quando e como usar estes itens. Para entender, continue a leitura.

 

Quando e como usar engrossadores?

Os Engrossadores podem ser usados sempre que forem necessários.

Como são usados para auxiliar na preensão e manuseio de objetos, eles são muito úteis para pegar talheres, pincéis, lápis de cor, canetas e outros itens com um design mais alongado e comprido.

São indicados para segurar objetos que não possuem a circunferência muito espessa.

Eles também podem ser usados combinados com outros recursos de Tecnologia Assistiva, como nos casos em que o usuário perdeu a mobilidade ou apresenta tremores e movimentos involuntários.

O uso combinado gera soluções personalizadas para cada usuário, como explica a Terapeuta Ocupacional da rede Mercur, Tatiane Ferreira Barp.

“Existem várias possibilidades. Com alguns produtos, podemos ter muitas opções diferentes de combinação com os recursos de Tecnologia Assistiva, basta olhar para o nosso usuário, para o nosso paciente”.

A Pulseira de Peso, por exemplo, pode ser usada junto com os engrossadores. Ela ajuda a estabilizar o movimento do braço para que o engrossador cumpra a função de preensão.

 

Como são desenvolvidos os engrossadores da Mercur?

Os engrossadores são recursos desenvolvidos não apenas pela Mercur.

Eles surgiram por meio de muitas oficinas de cocriação e legitimação. Nesses encontros, os protagonistas são as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suas famílias, profissionais da saúde, da educação, do design, enfim, gente que sabe do assunto.

Aqui na Mercur, entendemos que esta é a melhor forma de fazer produtos que realmente façam sentido, que sejam acessíveis e funcionem.

É o nosso jeito de fazer com as pessoas e não para as pessoas. Para saber mais sobre este assunto, você pode acessar este outro blog que fizemos.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter