Gestão

Mercur forma 11ª turma do Projeto Pescar

Publicado em: 7 de dezembro de 2020

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Formação gratuita  com foco no desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão precisou ser adaptada devido à pandemia.

A formatura da 11ª turma do Projeto Pescar da Mercur vai ser realizada no dia 10 de dezembro. Ao total, 15 jovens, com idade entre 16 e 19 anos, estão concluindo o curso de Iniciação Profissional em Serviços de Comércio. Devido à pandemia do coronavírus, a solenidade acontecerá de maneira virtual como a maior parte das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Realizado desde 2010 na Mercur, o Projeto já qualificou mais de 160 jovens para desempenharem atividades na área do comércio como o atendimento, relacionamento, atividades em grupo, vendas, logística, cuidados com meio ambiente, entre outras. Com mais de 40 anos de atuação, o Projeto Pescar e a sua rede colaborativa oferecem formação gratuita, com desenvolvimento pessoal e cidadania, além de habilidades profissionais, para jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto está presente em cinco países e possui, no Brasil, 91 unidades de atuação. A Mercur está entre os 45 apoiadores institucionais. Em todo o País, cerca de 30 mil jovens já tiveram a oportunidade de participar em busca de qualificação e colocação no mercado de trabalho, inclusive o índice de empregabilidade é de 89,2%.

Tradicionalmente realizado de maneira presencial nas instalações da empresa, este ano as aulas e metodologias precisaram ser adaptadas para serem realizadas à distância devido à pandemia. Para que todos tivessem condições de participar, a empresa chegou a fornecer um auxílio para a instalação da internet na casa dos alunos que necessitavam.

“Iniciamos no presencial, mas precisamos nos adaptar à nova realidade. Apesar dos desafios, conseguimos realizar as atividades e até tivemos novidades como a participação de profissionais de todo o Brasil para compartilhar com os jovens suas experiências e conhecimentos. Além disso, os alunos puderam desenvolver habilidades diferentes, como a resiliência, autogestão do tempo e  autonomia”, afirma a coordenadora do Projeto Pescar da Mercur, Adriana Boer. 

Para a participante da 11ª turma do projeto na Mercur Nicolly Paranhos, 18 anos, a iniciativa a auxiliou a vencer a timidez e agora se sente mais preparada para encarar a vida profissional.

“Eu pude me autoconhecer mais e superar a timidez. Também pude aprender libras, inglês, telemarketing, matemática financeira, e outras coisas bem diferentes que eu vou poder utilizar na minha vida pessoal e profissional”, afirma. 

Uma jovem está sentada à mesa em uma cozinha. Sobre a mesa está um caderno, notebook e alguns materiais escolares. Ela está com uma lapiseira na mão esquerda e escrevendo em seu caderno.

Nicolly teve de se adaptar a rotina de estudos em casa. #PraCegoVer Uma jovem está sentada à mesa em uma cozinha. Sobre a mesa está um caderno, notebook e alguns materiais escolares. Ela está com uma lapiseira na mão esquerda e escrevendo em seu caderno.

 

O curso ofertado na Mercur é desenvolvido com uma carga horária de 800h divididas em: 60% desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% curso prático, durante o período de 12 meses. As aulas da próxima turma iniciam em  janeiro de 2021. Para saber mais sobre o projeto, acesse: Projeto Pescar – Atitudes que Transformam Vidas.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter