Saúde

7 Dicas para evitar dores no punho depois de um esporte

Publicado em: 15 de dezembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Paes.digital

Se você está voltando às atividades físicas com a chegada do calor e não quer sofrer com dores no pulso, esse artigo é para você. Continue a leitura e saiba como evitar as dores nessa região.

Quem é atleta sabe: as lesões podem ser um problema mais frequente do que gostaríamos. 

Mas quem não está habituado com a prática, e decidiu retomar as atividades físicas durante os meses com temperaturas mais altas, pode se surpreender com alguma lesão ao retomar os exercícios. 

Por isso, é preciso tomar uma série de cuidados. Afinal, as lesões podem surgir e atrapalhar a performance tanto no esporte quanto em outras atividades, nos casos mais graves.

Uma das dores que podem surgir com a prática de esportes é a dor no punho. Por possuir várias pequenas articulações e apresentar uma grande quantidade de tendões que realizam seus movimentos, essa é uma área bastante vulnerável às lesões no esporte. 

Movimentos repetitivos e sobrecarga, por exemplo, levam a pequenas fraturas, tendinites, torções, contusões, etc. 

Por isso, é importante lembrar que alguns cuidados devem ser tomados por todos os atletas para evitar as dores no punho. Continue lendo para entender.

 

1. Sempre se aqueça 

O aquecimento alivia o estresse nas articulações e tendões, possibilitando melhor amplitude de movimento. 

Ele também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando no bom suprimento de oxigênio para os músculos.

O aumento do fluxo sanguíneo também aumenta a temperatura dos músculos, o que otimiza sua flexibilidade e eficiência dos movimentos.

Lembre-se de desaquecer o corpo depois do treino. Você pode fazer isso com exercícios de menor intensidade, como uma corrida leve, ou então alongamentos. 

Além de promover a sensação de bem-estar, desaquecer o corpo ajuda a evitar dores e câimbras. 

 

2. Execute os movimentos da forma correta

Quem é fã de musculação deve tomar cuidado ao realizar os exercícios.

Iniciantes, por exemplo, podem não saber como segurar a barra ou quais movimentos executar, o que pode provocar a dor no punho. 

Uma forma de evitar as dores depois do treino, é contar com  apoio profissional regularmente. Isso porque, ao aprender a treinar corretamente você contribui para a saúde do  seu corpo e à qualidade do seu treino.

 

3. Faça exercícios para fortalecer os punhos

Com punhos fortalecidos, é possível ter maior estabilidade e segurança durante as práticas esportivas. 

Algumas técnicas que podem contribuir para isso, são: apertar bolas de tensão ou usar faixas de resistência e pequenos pesos para resistir aos movimentos do punho.

 

4. Não exagere

Extrapolar o limite do seu corpo é perigoso e pode até provocar lesões. 

Para aproveitar o melhor da prática esportiva o ideal é ser paciente e respeitar o tempo de descanso do corpo.  

Esse tempo de descanso e relaxamento, é essencial para atingirmos nossos mais altos níveis de desempenho.

Uma boa opção para os dias de descanso é a meditação, que reduz o estresse e a ansiedade. 

 

Um homem está em uma quadra de areia, com uma raquete de Beach Tênis em uma mão, pronto para bater em uma bola. No punho, ele utiliza uma munhequeira.

Com a chegada do calor, práticas esportivas ao ar livre geram bem-estar. #PraCegoVer #PraTodosVerem Um homem está em uma quadra de areia, com uma raquete de Beach Tênis em uma mão, pronto para bater em uma bola. No punho, ele utiliza uma munhequeira.

 

5. Experimente usar apoios para o punho durante as práticas

Para ajudar na rotina de treinos, pode ser que seus pulsos mereçam um pouco de apoio por meio de munhequeiras ou faixas. 

Esses recursos proporcionam maior firmeza durante os exercícios de sobrecarga e evitam a hiperextensão dos punhos, ajudando a prevenir dores e lesões.

A Munhequeira Elástica, por exemplo, pode ajudar na estabilização articular através da compressão específica na região do punho. Esse é um produto adequado para promover suporte para a articulação durante as atividades que necessitem maior amplitude de movimento do punho, por não restringir os movimentos.

 

6. Use uma bolsa térmica sobre o punho depois da prática 

Indicada para relaxar musculatura, a Bolsa Térmica Gel utilizada gelada/fria pode liberar a articulação. 

Ela traz alívio da dor, e pode auxiliar após a realização da prática esportiva intensa, reduzindo a tensão e estresse nos músculos, tendões e articulações. 

Também é indicada para o tratamento de uma lesão já instalada, como a tendinite por exemplo, auxiliando na redução da inflamação local. 

Em caso de dúvida sobre a temperatura ideal da bolsa, consulte um profissional. Clicando aqui você pode conferir um conteúdo mais completo sobre esse assunto. 

 

7. Respeite o período de repouso

Respeitar o tempo de recuperação do corpo depois da atividade física é tão importante para atletas amadores quanto para os profissionais.

O ideal para a saúde do corpo, é ter 48 horas de repouso para que sua fibra muscular se regenere completamente.

Isso porque, quando fazemos exercícios, rompemos as fibras musculares, gerando uma inflamação muscular. E é através do descanso que o organismo pode se recompor e evitar lesões nas articulações e desgaste excessivo dos músculos.

 

Ou seja…

Para os atletas de grande desempenho ou os de “final de semana”, fica o alerta. 

Dores na prática de esporte podem ser normais até um certo ponto. Por isso, é necessário o acompanhamento profissional para identificar a partir de qual momento pode surgir uma lesão.

Em caso de dor frequente em movimentos repetidos ou acidentes que claramente geraram algum machucado, busque o auxílio de um ortopedista. Algumas das lesões mais comuns, podem ser reparadas com fisioterapia, por outro lado, as mais graves, como o rompimento do ligamento cruzado do joelho, por exemplo, só são reparadas com cirurgia. 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

4 respostas para “7 Dicas para evitar dores no punho depois de um esporte”

  1. Gilberto de Oliveira Nunes disse:

    Dobrando pra traz.

    • Mercur disse:

      Olá, Gilberto! Tudo bem?
      Lamentamos pelo seu joelho. Você pode estar sofrendo uma hiperextensão nessa região.
      Recomendamos que você procure um profissional de saúde para te orientar de acordo com suas necessidades, certo?
      Desejamos melhoras!

  2. Gilberto de Oliveira Nunes disse:

    Bom dia.
    O meu juelho está sobrando pra traz.
    Tem uma jueleira boa pra isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter